Sabia dessa? Grão-de-bico possui vários benefícios à saúde: desinflama, elimina triglicérides e reduz a ansiedade

09/02/2024 às 17h40

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Grão-de-bico possui vários benefícios (Imagem: Reprodução)

Fique por dentro de todos os benefícios proporcionado pelo grão-de-bico

O grão-de-bico é originário do Mediterrâneo, Oriente Médio e Índia, o grão conquista o paladar brasileiro em várias formas, seja pré-cozido, desidratado, cru, farinha e conserva.

Ele possui uma grande riqueza nutricional, com 116 calorias em 100g de grão-de-bico cozido, além disso, é uma fonte de proteína, carboidrato, fibras, vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo e gorduras saudáveis, podendo substituir o feijão.

+ Bolsa Família pode ser bloqueado para cerca de 7 milhões de beneficiários; veja se você é um deles

Além disso, o grão-de-bico ainda dá saciedade e ajuda no controle de peso, já que as suas proteínas e fibras proporcionam saciedade e reduz assim o apetite. Por possuir baixo índice glicêmico, o grão-de-bico regula os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.

Por ser rico em magnésio e potássio, o grão auxilia ainda na prevenção de doenças cardíacas, controlando assim a pressão arterial e reduzindo triglicérides e colesterol ruim.

LEIA TAMBÉM:

O grão-de-bico ainda contribui para a redução do risco de câncer, especialmente do cólon, devido à produção de ácido graxo anti-inflamatório e presença de antioxidantes.

O triptofano e magnésio presente no grão-de-bico ativa a produção de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e reduzindo ansiedade e estresse.

Com ácido fólico, é benéfico para gestantes, contribuindo para uma gravidez saudável e desenvolvimento do tubo neural do feto. O cálcio, fósforo e vitamina K presentes no grão-de-bico fortalecem os ossos, o que acaba prevenindo fraturas e doenças como a osteoporose.

+ Atenção: 4 motivos para você começar a espalhar bicarbonato de sódio pelos cantos da sua casa

Por conta da oligossacarídeos, o grão pode causar gases, o recomendado é que deixe ele de molho antes do cozimento. Ele, vale dizer não é indicado para as pessoas que possuam problemas renais por conta do seu alto teor de potássio.

Bastante versátil, o grão-de-bico pode ser usado em sopas, saladas, lanches ou pratos principais. Ele também pode ser consumido diariamente, substituindo feijão em refeições principais.

Grão-de-bico pode substituir o feijão (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.