É possível tirar a habilitação de forma gratuita
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é um documento oficial que atesta a capacidade de um indivíduo conduzir veículos automotores no Brasil.
A CNH é emitida pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e é válida em todo o território nacional. Ela é um documento de identificação que contém informações sobre a categoria de habilitação do condutor, sua fotografia, dados pessoais e a data de validade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Grande vitória: Devolução de Valores pelo Banco do Brasil vai beneficiar IDOSOS de 60 anos pra cima
Vale destacar que a CNH Social não está disponível em todos os estados, pois depende de leis estaduais. Porém, onde o programa está disponível, ele cobre todas as etapas necessárias para se tornar um motorista habilitado.
Nos estados onde o benefício é oferecido, o Detran é responsável pelas regras e emissão da CNH Social de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios. Veja a seguir as regras para poder tirar a habilitação de forma gratuita.
LEIA TAMBÉM!
- Ser aluno de escola pública (para estudantes);
- Estar desempregado há mais de um ano;
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ter 18 anos ou mais;
- Ser alfabetizado;
- Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Participar de algum programa social;
CNH Social (Foto: Reprodução / Detran)
QUAIS FORAM AS NOVAS MUDANÇAS DA CNH?
Mudanças, regulamentadas pela Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), expandiram o sistema de categorização de habilitação, introduzindo novas categorias como B1, C1, D1, BE, CE, C1E, DE, e D1E, além das já existentes A a E e a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, há um total de 14 modalidades distintas de habilitação, refletindo a evolução do trânsito e da tecnologia automotiva. Essas novas categorias foram criadas para especificar com maior clareza os veículos que cada condutor está autorizado a dirigir, adaptando-se melhor às demandas do mercado automotivo e às tecnologias emergentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE