Com câncer terminal e querendo finalizar novela, grande pilar da teledramaturgia pediu para ser mantido vivo

21/02/2023 às 7h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Clarisse Abujamra e Ana Paula Arósio em gravação (Foto: Divulgação/ Os Ossos do Barão/ SBT)

Pilar da teledramaturgia pediu para ser mantido vivo a fim de conseguir terminar novela

A teledramaturgia brasileira é uma das pioneiras no mundo, além de ser das mais conceituadas. O padrão que a Globo estabeleceu em suas novelas acabou servindo de molde para diversas outras emissoras que apostam em seu núcleo dramático.

Um grande pilar da teledramaturgia, o autor Walter George Durst (1922-1997), deixou seu nome marcado em diversas novelas importantes da televisão e ajudou a moldar ‘o jeito de fazer novelas’ das primeiras que foram ao ar pela TV Tupi.

Walter George Durst, infelizmente, foi diagnosticado com um câncer na medula em estágio terminal. Na ocasião, ele estava escrevendo a novela ‘Os Ossos do Barão’ (1997), do SBT.

O saudoso Rubens Caribé e a sumida Ana Paula Arósio eram estrela da trama do autor

O saudoso Rubens Caribé e a sumida Ana Paula Arósio eram estrelas da trama do autor (Foto: Divulgação/ Os Ossos do Barão/ SBT)

+Piscina, hidro e cozinha moderna: Patrícia Abravanel vive nesta mansão em condomínio de luxo

 

LEIA TAMBÉM:

O autor teve passagens importantíssimas pela Globo, TV Manchete e Band, mas seu último trabalho foi no SBT, em uma trama muito conceituada que marcou a história da dramaturgia do canal para sempre.

Walter George Durst não resistiu e morreu em 24 de agosto de 1997, aos 75 anos, enquanto a novela ‘Os Ossos do Barão’ ainda estava no ar. No entanto, a trama já havia sido gravada e devidamente finalizada em abril daquele ano.

A trama encerrou suas exibições no SBT, coincidentemente, semanas depois da morte do autor, em 08 de setembro de 1997. Após o triste desfecho de um pilar da teledramaturgia, o filho de Walter George concedeu uma entrevista reveladora para o jornal Folha de S. Paulo.

“Ele nunca parou de escrever. Ainda quando escrevia ‘Os Ossos do Barão’, ele se sentia fraco, mas os exames não indicavam sintomas de câncer. Ele pediu, então, que os médicos fizessem com que vivesse até finalizar o trabalho.”, contou o filho do autor da novela, que conseguiu ter seu desejo atendido.

O autor e pilar da teledramaturgia nacional, Walter George Durst

O autor e pilar da teledramaturgia nacional, Walter George Durst (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem TV Foco)

+César Tralli teve fotos raras divulgadas longe do Jornal Hoje como você nunca viu antes

Relevância de Os Ossos do Barão

A novela ‘Os Ossos do Barão’ contava com os protagonistas Ana Paula Arósio e Thales Pan Chacon (1956-1997), astro de novelas que também teve sua morte logo após o fim da trama.

A novela do SBT teve relativa importância em sua época de exibição, e as poucas vezes que houveram tentativas de reprises, não chamou atenção da audiência da emissora de Silvio Santos, tanto é, que o patrão chegou até a tirá-la do ar, fato que aconteceu há alguns anos.

O astro Thales Pan Chacon ao lado de Luciana Braga

O astro Thales Pan Chacon ao lado de Luciana Braga (Foto: Reprodução/ Helena/ TV Manchete)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.