Lote
Atenção! Uma grana extra pode cair na sua conta em Agosto; Faça a consulta ainda HOJE (26/08)
26/08/2024 às 8h20
Consulta libertada para o quarto lote do IRPF; Saiba mais
Na última sexta-feira, 23 de agosto, a Receita Federal anunciou a disponibilidade de consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Serão mais de R$ 6,8 bilhões de reais distribuídos a mais de 5 milhões de contribuintes, ou seja, essa grana pode cair na sua conta
O pagamento das restituições do Imposto de Renda será efetuado a partir do dia 30 de agosto de 2024. Portanto, todos contribuintes podem já verificar se estão incluídos nesse novo lote. Para saber se a grana chega até você, basta acessar o site oficia da Receita Federal e clicar na opção ‘Meu Imposto de Renda’.
Em seguida, clique na opção ‘Consultar a Restituição’ para verificar que está incluso no quarto lote dos repasses. Para quem quiser fazer a consulta de uma forma mais descomplicada, é oferecido o acesso a consulta pelo aplicativo da Receita Federal.
O lote vai beneficiar os idosos acima dos 80 anos de idade, os idosos entre 60 e 79 anos de idade, os deficientes físicos, mentais, e os professores, bem como aqueles que optam pela declaração do IRPF pré-preenchida ou que optaram por receber a restituição por PIX, no momento de encaminhar a declaração anual.
O quarto lote ainda contempla quase 5 milhões de contribuintes que não são prioritários e mais de 47 mil deles que são moradores do Rio Grande do Sul, por conta da situação de calamidade pública decretada no estado, devido as cheia de março de 2024. Uma grana bem-vinda e inesperada a muitos deles!
Caso seu nome não esteja incluso nesse novo lote de restituições do Imposto de Renda, basta acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal, onde se verifica o extrato da declaração para ver se não há pendências. Caso haja, reenvie a declaração retificadora corrigida.
LEIA TAMBÉM:
● IPVA 2025 GRÁTIS é oficial em nova lista de veículos revelada pelo Detran
● Brasileiros podem garantir o saque de R$1.000 ou mais; confira se você está entre os elegíveis
● Crédito consignado: entenda o prazo de liberação após o desbloqueio e como garantir
Onde vai cair os valores da Restituição do IR 2024?
Os valores de restituição serão depositados diretamente na conta bancária informada na declaração. Alternativamente, os contribuintes podem indicar uma chave Pix para o recebimento. Caso o crédito não seja realizado, seja por desativação da conta ou erro nos dados bancários, o contribuinte terá até um ano para resgatar o valor no Banco do Brasil.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.