Governo traz boas novas notícias para milhares de pessoas na fila do INSS; descubra o que mudou

26/09/2023 às 20h56

Por: Hudson William
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Aplicativo oficial do INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Se você está na fila do INSS esperando por sua aposentadoria ou benefício, prepare-se para uma excelente notícia

Na segunda-feira passada, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil iniciou um procedimento para acelerar o processo de concessão de benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. A iniciativa visa a beneficiar aqueles que estão esperando por uma perícia médica há mais de 45 dias, usando um sistema chamado Atestmed para antecipar o benefício.

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O INSS informou que utilizará o número de telefone (11) 2135-0135 para contatar os segurados a fim de reagendar ou confirmar as perícias médicas e avaliações sociais. Vale destacar que este número é somente para chamadas de saída; não recebe chamadas nem tem função de WhatsApp.

Alerta é feito

Em caso de dúvidas ou suspeitas de fraude, os cidadãos podem ligar gratuitamente para o número 135 para confirmar a legitimidade do contato. O INSS também esclareceu que nunca pedirá informações pessoais, como números de documentos ou contas bancárias, durante essas chamadas. O foco é unicamente antecipar ou reagendar atendimentos e fornecer informações sobre os pedidos de benefícios.

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O objetivo do governo com esta ação é diminuir a acumulação de pedidos em análise e normalizar a fila até dezembro, respeitando o prazo legal de 45 dias para a concessão de benefícios. Atualmente, cerca de 1,1 milhão de pessoas estão na fila para perícia médica, incluindo casos variados como perícias médicas iniciais, avaliações para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outras categorias de perícias.

Notícia importante sobre o INSS deixa beneficiários em alerta

Notícia importante sobre o INSS deixa beneficiários em alerta (Foto: Reprodução/Internet)

Como solicitar?

Para solicitar o benefício por incapacidade temporária através do Atestmed, o prazo máximo é de 180 dias. Caso o pedido seja negado, o segurado terá 15 dias para fazer um novo requerimento. Todos os documentos necessários devem ser enviados através dos canais remotos do INSS, seja pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135.

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Se o benefício não puder ser concedido através da análise documental, seja por não atender aos critérios ou caso o período de incapacidade exceda 180 dias, o segurado poderá agendar uma perícia médica presencial. A opção de análise documental também está disponível para aqueles com perícias já agendadas, desde que a data do exame seja mais de 30 dias após a data do pedido inicial.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

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