Governo se pronuncia sobre a possibilidade da conta de luz ficar mais barata; Entenda o que está acontecendo
18/01/2024 às 11h00
O Governo procura soluções para deixar a conta de energia mais barata, mas há impasses sobre esse assunto; Entenda
Recentemente, o Governo anunciou um comunicado oficial sobre as estratégias de deixar a conta de luz mais barata, durante o período de transição energética.
Esse assunto surgiu durante o evento de Fórum Econômico Mundial, em Davos, onde o ministro Alexandre Silveira, abordou os planejamentos.
Segundo o ministro, estão sendo planejadas maneiras em que os consumidores não sejam afetados financeiramente com a transição energética.
Mesmo evitando a palavra subsídio, ele apoiou projetos onde utilizaremos fontes de energia mais limpas, mas sem afetar o bolso dos brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
A proposta de Alexandre Silveira é utilizar o petróleo como para acelerar o processo de fonte de energia renovável, fazendo uma equiparação com a importância dos biocombustíveis e do petróleo para o Brasil.
Ele acredita que uma boa estratégia seria explorar os combustíveis fósseis do Amazonas como uma medida complementar à transição energética.
O Brasil está indo no caminho contrário do que acreditam os líderes globais, que enfatizam o distanciamento dos combustíveis fósseis.
+Essa máscara de apenas 3 ingredientes vai acalmar sua pele e deixá-la mais hidratada e bonita
Porém, dentro do próprio território brasileiro existe uma divergência de opinião sobre esse assunto, pois a ministra do Meio ambiente, Marina Silva, hesita a acreditar que os combustíveis fósseis seja uma boa ideia.
Já Silveira acredita ser essa uma maneira necessária de agir, rebatendo as críticas, inclusive, do cenário internacional.
O Ministro acredita que não é uma boa ideia a privatização, alertando para riscos à segurança energética. Ele elogiou leilões de linhas de transmissão como conquistas do governo e defendeu a incorporação de Furnas pela Eletrobras.
Para ele é necessário aprimorar a regulação e utilização de instrumentos legais, incluindo a retirada de prestadores de serviços públicos quando necessário.
+Conheça esses 5 cortes de cabelo para fazer em casa que são simples de fazer
Argumentou que, embora o lucro seja válido, o setor elétrico demanda uma atenção estatal proporcional às áreas constitucionalmente protegidas.
Por enquanto na teoria, o Governo busca uma forma de lidar com os avanços da mudança da matriz de energia elétrica sem que os brasileiros sejam impactados com o valor econômico.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.