Governo manda Encontro pegar leve em fase Cidade Alerta
31/08/2022 às 10h17
O programa Encontro apresentado por Patrícia Poeta e Manoel Soares, ganhou nova classificação indicativa pelo Governo Federal, depois que a pauta jornalística se tornou mais presente na atração após a saída de Fátima Bernardes. Agora, o matinal é classificado para maiores de 12 anos.
De acordo com informações publicadas pelo Notícias da TV recentemente, o DPJus (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), vinculado ao ministério e responsável pela classificação da TV e dos cinemas. O programa passou a exibir temas sensíveis e violência nas últimas semanas, com a alteração na pauta.
No entanto, a emissora carioca ganhou uma segunda chance de manter a classificação etária menor. A entidade governamental vai monitorar o conteúdo do Encontro durante 30 dias. Se nenhuma infração ocorrer, a atração voltará a ter o selo de recomendação para maiores de dez anos.
+ Erika Schneider desabafa sobre sua saída do programa do Faustão: “Demitida por vídeo-chamada”
Em documento obtido pelo portal, o DPJUS afirmou ter notado no Encontro “tendências de angústia, arma com violência, ato violento, presença de sangue, morte intencional, assédio sexual e descrição de violência, sendo estas a de maior destaque”. Embora o programa de Patrícia Poeta tente dar um contraponto positivo em relação ao que foi discutido.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
“Entretanto, há algumas sequências em que mesmo o conteúdo positivo e o contraponto não são suficientes para diminuir o impacto imagético apresentado”, diz o órgão referente ao programa Encontro.
Sendo assim, “Neste momento, defere-se o pedido de reconsideração apresentado, porém determina-se a continuação do monitoramento por mais 30 dias. Em que pese ser possível a manutenção de ‘classificação indicativa de não recomendado para menores de 10 (dez) anos’, de forma muito limítrofe, a reiteração de conteúdos similares aos descritos nos itens acima poderá ensejar a alteração da indicação etária”, de acordo com o documento avaliando o programa Encontro.
Autor(a):
Fernanda Cataldi
Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.