NOVO PROGRAMA: Governo Federal e Ministério da Fazenda irão ajudar 70 milhões de cidadãos a LIMPAREM o nome

09/06/2023 às 9h46

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Governo Federal faz anúncio oficial sobre Auxílio Gás (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo/ Ag. Brasil)

Nesta última segunda-feira, 05 de junho, o Governo Federal, através de proposta idelizada pelo Ministério da Fazenda, lançou o programa ‘Desenrola Brasil‘ que irá beneficiar por volta de 70 milhões de brasileiros.

+Montadora faz anúncio bombástico e resolve paralisar produção de carro mais POPULAR do Brasil

De acordo com informações do Governo Federal, o programa ajudará pessoas a renegociarem suas dívidas e serão divididos em duas faixas de brasileiros, dependendo do montante que eles devem.

Até o presente momento, o Governo Federal ainda depende de um leilão para a entrada de credores nos programas, onde contemplará as instituições financeiras que ofereceram maiores descontos.

+Wi-Fi Fraco? Veja estas dicas com seu ROTEADOR que trará saúde à distribuição da Internet em sua casa

Logos de bancos (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Logos de bancos (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Apesar de já anunciado, o ‘Desenrola Brasil‘ tem seu ‘start’ programado para julho deste ano. Mas uma boa notícia chega: quem deve até R$ 100 reais, terá sua dívida perdoada pelos bancos que entrarem no programa, ou seja, por volta de 1,5 milhão de brasileiros se enquadram neste grupo, de acordo com o Ministério da Fazenda.

LEIA TAMBÉM:

Segundo falas do ministro da fazenda, Fernando Haddad, a intenção é limpar o nome do brasileiro endividado: “A ideia é que ele [banco] imediatamente já tire o nome do SPC, Serasa para se habilitar a participar do programa.”, afirmou o ministro do governo Lula.

+Corre: Banco Itaú faz excelente COMUNICADO para quem quer acabar com dívidas e você precisa saber disso

O ‘Desenrola Brasil‘ será dividido em duas faixas, sendo a primeira exclusiva para cidadãos com renda de até 2 salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estando apto, o cidadão terá a possibilidade de negociar dívidas de até R$ 5 mil reais registradas até 31 de dezembro do ano passado, em 2022, com pagamentos divididos em até 60 prestações, à vista ou através de um financiamento bancário.

O cidadão devedor poderá optar também por um banco que esteja associado ao programa para renegociar os seus valores em débito, fato que deverá aumentar a competição entre as instituições bancárias.

Caso o brasileiro da faixa 1 opte por parcelar suas dívidas, não haverá necessidade de uma entrada em dinheiro para que se feche o acordo. O primeiro pagamento acontecerá em 30 dias após a data firmada da renegociação com o banco.

+Terminantemente proibido: McDonald’s nunca sequer pisou nestes países por estes motivos polêmicos

Para facilitar ainda mais a vida do brasileiro, o ‘Desenrola Brasil‘, caso seja financiado pelo cidadão, terá juros de apenas 1,99% ao mês e trará a modalidade de pagar o acordo via PIX, por boleto ou débito em conta. Se o pagamento não for realizado com precisão, o nome do cidadão volta ao SPC e Serasa.

Em relação a faixa 2 do programa, os brasileiros que tiverem dívidas direta com bancos, poderão renegociar, com a facilidade do programa do Governo Federal e Ministério da Fazenda, sua divida diretamente na instituição bancária que deve.

Dinheiro; moeda Real (Foto: Reprodução/ Internet)

Dinheiro; moeda Real (Foto: Reprodução/ Internet)

Só que apesar deste leque aberto, o governo não vai oferecer nenhuma espécie de garantia em relação a esta negociação com o banco, fato que é bem diferente da primeira categoria. Melhor dizendo, os bancos receberão um incentivo para elevar a oferta de crédito em troca de desconto no débito do cliente devedor.

Vale destacar que nos acordos feitos e transações do ‘Desenrola Brasil‘, não existirá cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em nenhuma das duas faixas de cidadãos endividados e que decidirem limpar o nome na praça.

+ESTORNO: Clientes estão recebendo muito dinheiro de volta dos BANCOS por este motivo; saiba do seu DIREITO

Vantagens e desvantagens do Desenrola Brasil

Quem entrar no programa do ‘Desenrola Brasil’, terá incentivo e oferta a um curso de Educação Financeira, para que não voltem a dever ‘a torto e a direito’ no mercado. O programa não financiará dívidas referentes a crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real e operações com funding ou risco de terceiro.

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.