O Bolsa Família vem passando por grandes transformações e um pente-fino vem sendo feito nos cadastros. O objetivo dessa força-tarefa é exatamente acabar com as fraudes nos cadastro e destinar os valores da ajuda de renda aos brasileiros titulares com famílias que realmente precisam desse suporte financeiro mensal.
Com a rodada de pagamentos do Bolsa Família acontecendo desde quinta-feira passada, 18 de julho, há ainda muitas famílias que se inscreveram no programa e ainda aguardam a aprovação para receberem o auxílio governamental. Em meio a isso, há milhares de outras delas que recebem o benefício indevidamente ou não seguem regras básicas, por isso vem acontecendo um pente-fino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsa Família é o tradicional programa de repasse de renda para famílias em situação de pobreza (Foto: Reprodução/ Internet)
Somente em 2024, ou seja, nos últimos sete meses do ano, há um número exorbitante de 690 mil famílias que aguardam na fila de espera para serem aprovadas e receberem os benefícios do Bolsa Família. O fato é que este número expressivo já têm todos os documentos analisados e aprovados pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome).
Infelizmente, o recursos se encontram retidos no momento para estas milhares de famílias, pela falta dos mesmos que seriam destinados ao programa social do Governo Federal. Isto gera um clima de espera, incerteza e indignação em muitos. Mesmo assim, o programa atende cerca de 21 milhões de famílias espalhadas por todo o território nacional no combate à fome e desigualdade social.
LEIA TAMBÉM!
Programa social de repasse de renda do Governo paga adicionais extras (Foto: Reprodução/ Gov.Br)
Qual o investimento do Governo no Bolsa Família em 2024?
O orçamento que foi destinado ao programa, somente neste ano de 2024, ficou estabelecido em R$ 168 bilhões de reais. Seria um repasse de R$ 14 bilhões de reais ao mês. Por isso que, quem está dentro do programa, está no orçamento, quem está entrando agora, vai ter que aguardar o reajuste orçamentário do benefício social antes do fim do ano, ou somente para 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE