Governo DECIDE e Caixa ACATA (23/07): Bolsa Família unifica SAQUES para esses titulares por estas razões
23/07/2024 às 9h35
O Bolsa Família tomou uma decisão relevante em unificar os pagamentos, deste mês de julho, tudo em um único dia, mas diante de algumas regras. O Governo Federal determinou uma antecipação imediata e a Caixa Econômica Federal (CEF) acatou e ajustou o cronograma que já havia sido previamente divulgado.
Todos os pagamentos foram unificados em um único dia, onde o Bolsa Família foi depositado e liberado para movimentações e saques no último dia 18 de julho, ou seja, na quinta-feira passado. O auxílio atingiu, positivamente, milhares de brasileiros com a antecipação.
No entanto, a grande maioria das 21 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família, não foram inclusos nessa medida. Para estes, o cronograma do dia 18 de julho ao dia 31 de julho, segue exatamente o mesmo. Ou seja, o calendário segue o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do titular para pagamentos escalonados, de 1 a 0, nas datas acima citadas.
Mas o motivo dessa notícia é exatamente esclarecer o que o Governo Federal e a Caixa Econômica mudaram, ainda mais na unificação de milhares que poderão fazer os saques naquele único dia de julho. A regra foi modificada para atender, positivamente, um grupo bem específico de beneficiários, sendo eles:
Todos os moradores de regiões do Brasil onde aconteceu o recente decreto de situação de alguma calamidade pública, isto por conta de desastres naturais. Além do mais, a unificação do Bolsa Família ainda beneficia todos os residentes dos mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, por conta das chuvas e enchentes.
Os moradores do estado gaúcho têm a antecipação mais que confirmada pelo MDS e Governo Federal, em dias únicos, até dezembro de 2024. A medida é para beneficiar a quem perdeu tudo e está vivendo em condições de vulnerabilidade após o desastre ecológico.
Portanto, todos que tiveram decretos de calamidade pública no Brasil, independente se dão do Rio Grande do Sul ou outras regiões do país, tiveram a unificação dos pagamentos e liberação dos mesmos para saques, na quinta-feira passada, em 18 de julho. O mesmo pode acontecer em agosto, a partir do dia 19, quando começa a 8ª rodada de pagamentos do ano, mas ainda não confirmado.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Quando o Bolsa Família costuma liberar os saques do benefício?
Tradicionalmente, o programa Bolsa Família costuma pagar os benefícios sociais nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sem contar os domingos. Normalmente, os pagamentos de segunda-feira costumam ser antecipados para o sábado, mas não é regra, a única regra é seguir os dias dos calendários para saques a partir do dígito final do seu NIS.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.