Para quem não sabe, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o intuito de proteger o trabalhador que tem carteira assina e foi demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário e, agora, um reajuste na legislação veio à tona e isso afetará milhares de trabalhadores.
Siga essas dicas e aprenda a deixar os seus cílios longos e cheios usando produtos caseiros
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FGTS confirma alterações e saque-aniversário pode acabar
Confirmado! Antecipação de benefício de R$ 2.118 do INSS é liberada; veja se você pode receber
Para a surpresa de muitos brasileiros, o saque-aniversário será encerrado, abrindo espaço para a implementação de novas formas de acesso aos recursos acumulados nas contas do FGTS. Essa modalidade foi implementada em 2020 e permitia aos trabalhadores acessar anualmente uma parte do saldo do FGTS. No entanto, isso não se mostrou tão vantajoso quanto o esperado.
Anvisa toma decisão em cima da hora e anuncia retirada de marcas populares de todos os mercados
LEIA TAMBÉM!
Saque-aniversário do FGTS está oficialmente cancelado pelo governo (Foto: Reprodução/Internet)
Globo escancara rombo de R$ 6 bilhões e empresa gigantesca tem falência decretada pela Justiça
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos principais pontos de insatisfação é a limitação do saque total em casos de demissão sem justa causa, permitindo apenas o acesso à multa rescisória de 40% sobre o total acumulado. Sendo assim, como alternativa ao saque-aniversário, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sugeriu a implementação de uma modalidade de empréstimo consignado por meio da nova plataforma FGTS Digital do governo. Essa inovação permitiria aos empregados de empresas privadas e empregadas domésticas obter empréstimos cuja garantia seria o saldo do benefício.
Corinthians pode perder patrocinadora máster após intermediação de acordo vazar; confira detalhes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto importante é que os trabalhadores poderiam comparar taxas de juros e escolher a instituição financeira de sua preferência, independentemente da afiliação bancária da empresa contratante. Com a possibilidade de obter empréstimos consignados com o saldo do FGTS, os trabalhadores devem avaliar cuidadosamente suas opções. É crucial analisar as taxas de juros oferecidas pelas instituições financeiras e comparar as condições para encontrar a melhor opção.
Governo pode mudar benefício de trabalhadores (Foto: Reprodução)
Veja os 5 perfumes femininos que te deixarão incrível e tem um excelente custo benefício