Governo caminha nova medida para regulamentar o Uber, iFood e outros apps
28/06/2023 às 21h55
Governo está tomando medida para regulamentar o Uber e iFood
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou as primeiras reuniões para definir um marco regulatório para o trabalho realizado por aplicativos no país, a exemplo do Uber, iFood e 99.
Os encontros acontecem no âmbito de um grupo de trabalho (GT) dividido em dois subgrupos: um para motorista de aplicativos e outro para entregadores. Além do governo e dos trabalhadores, as empresas participam também das discussões.
+ Netflix pega clientes de surpresa e anuncia fim de serviço
A regulação do trabalho feito por meio de plataformas digitais é uma das promessas de campanha do presidente Lula. Entre as principais reivindicações está a criação de uma remuneração mínima para a categoria.
Segundo o jornal O Globo, existe a expectativa do governo finalizar a primeira versão do marco legal no começo do segundo semestre. O MTE, porém, não se manifestou sobre o tema.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
E embora o Ministério do Trabalho não tenha ainda se manifestado em relação a regulamentação do trabalho feito por aplicativos, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) já apresentou um documento com nove propostas para a regulamentação do setor.
+ Beneficiários do Bolsa Família ganham prazo para sacar 13º salário
A associação reúne as principais plataformas com operação aqui no Brasil, a exemplo de Amazon, Uber, Ifood, 99 e Buser, por exemplo. No documento, a Amobitec defende a criação de uma remuneração mínima para os trabalhadores de aplicativos.
Também é proposto a inclusão da categoria no sistema de previdência, a definição de um limite diário de trabalho nos aplicativos e a adoção de seguros complementares contra acidentes, além da proteção oferecida pela seguridade social.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.