Governo caminha nova medida para regulamentar o Uber, iFood e outros apps

28/06/2023 às 21h55

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Uber e iFood são aplicativos de entrega (Imagem: Montagem)

Governo está tomando medida para regulamentar o Uber e iFood

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou as primeiras reuniões para definir um marco regulatório para o trabalho realizado por aplicativos no país, a exemplo do Uber, iFood e 99.

Os encontros acontecem no âmbito de um grupo de trabalho (GT) dividido em dois subgrupos: um para motorista de aplicativos e outro para entregadores. Além do governo e dos trabalhadores, as empresas participam também das discussões.

+ Netflix pega clientes de surpresa e anuncia fim de serviço

A regulação do trabalho feito por meio de plataformas digitais é uma das promessas de campanha do presidente Lula. Entre as principais reivindicações está a criação de uma remuneração mínima para a categoria.

Segundo o jornal O Globo, existe a expectativa do governo finalizar a primeira versão do marco legal no começo do segundo semestre. O MTE, porém, não se manifestou sobre o tema.

LEIA TAMBÉM:

E embora o Ministério do Trabalho não tenha ainda se manifestado em relação a regulamentação do trabalho feito por aplicativos, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) já apresentou um documento com nove propostas para a regulamentação do setor.

+ Beneficiários do Bolsa Família ganham prazo para sacar 13º salário

A associação reúne as principais plataformas com operação aqui no Brasil, a exemplo de Amazon, Uber, Ifood, 99 e Buser, por exemplo. No documento, a Amobitec defende a criação de uma remuneração mínima para os trabalhadores de aplicativos.

Também é proposto a inclusão da categoria no sistema de previdência, a definição de um limite diário de trabalho nos aplicativos e a adoção de seguros complementares contra acidentes, além da proteção oferecida pela seguridade social.

Uber e iFood são aplicativos de entrega (Imagem: Montagem)

Uber e iFood são aplicativos de entrega (Imagem: Montagem)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.