Conheça todos os golpes aplicados por criminosos que envolvem o método de transferência
A modalidade de pagamentos instantâneos e sem cobrança de tarifas, implementada pelo Banco Central em 2020, o famoso PIX, mudou a forma de pagar contas e transferir dinheiro virtualmente em tempo real. Mas os golpes estão cada vez mais alarmantes.
A revolução do PIX trouxe também importantes mudanças na forma de criminosos aplicarem golpes e fraudes contra os usuários desse forma de transferir grana em poucos passos. Com a facilidade vem o alerta para os cuidados que devemos tomar no cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A rapidez e facilidade do PIX chamou atenção de criminosos, com um aumento significativo de fraudes. Para evitar que seja mais uma potencial vítima, é fundamental como esses golpes vem tomando forma e como se prevenir o mais depressa possível.
Os atuais golpes do PIX, geralmente, exploram a desinformação dos usuários ou as vulnerabilidades no sistema. Por exemplo, o phishing é um deles, onde os bandidos encaminham e-mails ou mensagens se passando por instituições financeiras para obtenção de dados pessoais e bancários.
Há também a clonagem de WhatsApp, onde os golpistas clonam a conta do usuário do aplicativo e começam uma onda de encaminhamento de mensagens aos contatos da vítima pedindo transferências PIX em caráter de urgência, se passando pelo dono da conta.
LEIA TAMBÉM!
Tem também os contatos de criminosos fingindo o sequestro de alguém conhecido seu e exigindo a transferência por PIX para liberação da vítima, mas isso é uma mentira e é importante saber identificar a fraude.
Vale destacar que um golpe comum do PIX é referente a sites ou perfis falsos nas redes sociais que vendem produtos que não existem. Muitos acham que compraram ao fazerem o PIX e não recebem o produto e nem o dinheiro de volta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tome sempre cuidado antes de fazer um PIX, verifique sempre as informações se estão corretas antes de confirmar a transferência. Muita atenção aos golpes e fraudes citados e busque sempre orientações com seu banco que possui conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE