Veja os golpes do Imposto de Renda que podem causar prejuízo e fique atento
16/04/2023 às 23h30
3 golpes do Imposto de Renda que podem causar prejuízo
Com o período de entrega da declaração do Imposto de Renda, cresce a atenção dos contribuintes em relação a possíveis golpes envolvendo o tema. Infelizmente, criminosos utilizam esse momento para aplicar diferentes tipos de fraudes e enganar as pessoas.
+ Golpe no Caixa Tem: veja que fazer se acontecer com seus dados
Uma das práticas mais comuns é o envio de mensagens que parecem ser da Receita Federal, com o intuito de solicitar informações pessoais ou induzir o contribuinte a clicar em links maliciosos. Vale lembrar que a Receita Federal não envia mensagens desse tipo, então é importante ficar atento e não cair em golpes.
+ Pedro fica na reserva em jogo do Flamengo e reclama de decisão: “Respeito, mas não concordei”
Existem diferentes tipos de golpes envolvendo o Imposto de Renda, mas alguns são mais comuns, como os seguintes:
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
- Golpe da restituição do IR: nesse caso, os criminosos enviam mensagens informando que a restituição do imposto já foi liberada e pedem para o contribuinte clicar em um link para acessar as informações. Entretanto, o link leva a sites fraudulentos que coletam informações pessoais ou podem invadir o dispositivo do usuário.
- Golpe para liberação da restituição: aqui, os golpistas enviam mensagens informando que a restituição já foi paga, mas para recebê-la é preciso pagar uma taxa. Isso é falso, já que a restituição é liberada sem qualquer pagamento adicional.
- Golpe da pendência no IR: nesse caso, os criminosos se passam pela Receita Federal e informam que o contribuinte tem pendências a serem resolvidas. Para saber mais, é preciso clicar em um link que leva a sites fraudulentos.
Dicas para evitar golpes
Para evitar cair em golpes, é importante seguir algumas dicas, como não acessar links ou arquivos enviados por e-mail ou mensagem, não efetuar nenhum tipo de pagamento, buscar informações apenas em sites oficiais da Receita Federal e não baixar aplicativos não oficiais.
+ Itaú dá notícia excelente aos clientes com cartão de crédito e você precisa aproveitar
Assim sendo, o período de entrega da declaração do Imposto de Renda é uma época de maior atenção para os contribuintes, já que os golpes envolvendo o tema podem aumentar. Por isso, é importante ficar em alerta e seguir as dicas para evitar ser vítima de fraudes.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.