Caiu no golpe do Pix? Saiba o que fazer após ser vítima de fraude
22/04/2023 às 22h00
Caiu no golpe do Pix? Veja como proceder após a fraude
Com o aumento da popularidade do Pix como forma de pagamento, também surgiu um aumento de fraudes financeiras utilizando essa modalidade. O golpe do Pix é uma armadilha em que os bandidos se aproveitam da agilidade e facilidade das transferências bancárias para iludir as pessoas e roubar dinheiro delas. É importante estar vigilante para não cair nesse tipo de golpe e saber como se proteger caso você se torne uma vítima.
+ Agora vai? James Rodríguez tem reviravolta no Botafogo e colombiano dispara o que pensa
Se você for vítima de um golpe do Pix, existem algumas ações que podem ser tomadas para tentar recuperar o dinheiro perdido. É importante destacar que as instituições financeiras estão sujeitas às resoluções e diretrizes do Banco Central, bem como das diversas legislações infraconstitucionais, como o Código Civil, Código de Defesa do Consumidor e outras leis aplicáveis.
A Resolução 147/2021 do Banco Central introduziu novas regras e procedimentos que simplificam a devolução de valores pelo prestador de serviços de pagamento (PSP) do usuário beneficiário, seja por iniciativa própria ou por solicitação do PSP do usuário pagador, em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação.
+ Fluminense vai para cima do Athletico, tem golaço de Nino e garante outra vitória no Brasileiro
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Veja o que fazer
Com a entrada em vigor do Mecanismo Especial de Devolução (MED), tanto a instituição financeira em que o fraudador tem conta quanto a instituição da vítima podem abrir uma notificação de infração no âmbito do Pix e bloquear os recursos. Após a abertura da notificação, ambas as instituições têm um prazo para analisar o caso e, se houver constatação de fraude, os recursos serão devolvidos para o usuário prejudicado.
+ Itaú, Assaí e mais: Empresas surpreendem e anunciam vagas de emprego em todo o Brasil
Caso você seja vítima de um golpe do Pix, é importante agir rapidamente e tomar medidas eficazes. Primeiro, abra a plataforma do seu banco e registre uma reclamação envolvendo essa transação, para que o seu banco notifique a instituição beneficiária e proceda com o bloqueio cautelar desse dinheiro.
Além disso, é recomendável fazer um boletim de ocorrência sobre o fato e registrar uma queixa na plataforma www.consumidor.gov.br, informando o Banco recebedor desse valor que você contestou e requerendo uma posição quanto à sua reclamação. Lembre-se de que quanto mais rápido você agir, maiores serão as chances de recuperar o dinheiro perdido. Mesmo após tomar essas medidas, se você não recuperar o dinheiro, pode ser necessário buscar a ajuda de um advogado e ajuizar uma ação judicial.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.