O PIX é um novo meio de pagamentos instantâneos
Uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED.
Ocorre que o Banco Central do Brasil introduziu uma nova ferramenta chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED) para proteger os usuários do sistema de pagamento instantâneo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Fora da Globo? Fátima Bernardes confirma novo programa em outra emissora
Este mecanismo visa garantir reembolsos para valores desviados em casos de transações não autorizadas, erros operacionais ou envolvimento em atividades ilegais, por exemplo.
Se um cliente for vítima de uma transação fraudulenta, ele poderá solicitar um reembolso por meio do MED. Para fazer isso, ele precisa entrar em contato com seu banco e detalhar o incidente. É importante notar que esse pedido deve ser feito dentro de 80 dias a partir da data da transação em questão.
LEIA TAMBÉM!
Depois que o cliente relatar o incidente, o banco tem um período de até 7 dias para investigar a situação e aplicar os procedimentos previstos pelo MED.
Se for confirmado que a transação foi realizada sem autorização ou é uma fraude, o banco irá congelar o valor na conta do destinatário e reembolsar o solicitante em até 96 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, se você se tornar vítima de um golpe ou fraude relacionada ao PIX, entre em contato com a sua instituição financeira e solicite a devolução dos valores.
Mulher caiu em golpe do PIX (Foto: Reprodução / Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS NOVIDADES?
O Banco Central anunciou recentemente mais uma nova função para o PIX. Com a criação desse novo recurso seria possível que os usuários pudessem colocar algumas contas sob a automação.
Desse modo, os usuários do PIX poderão realizar o agendamento de pagamentos todos os meses. Essa nova função atuaria como a função de débito automático em conta, mas contando com toda a vantagem do novo meio de pagamento, sem cobrança de taxas, além de maior praticidade.
O lançamento desta função é de extrema importância para que o Banco Central consiga estimular a concorrência entre os bancos, onde a novidade está prevista para ser lançada até janeiro de 2024.
Mudanças no Pix? Banco Central anuncia alterações (Foto: Reprodução / Internet)