Atenção!
URGENTE! Não caia no Golpe do PIX Errado; Veja como funciona a ação criminosa e como se proteger HOJE (20)
20/08/2024 às 8h30
Tome cuidado com as ações maquiavélicas de bandidos e entenda como funcionam suas técnicas
Fazer um PIX, hoje em dia, se tornou parte da realidade dos brasileiros. O Banco Central (BC) integrou essa rápida e eficaz modalidade de transferências bancárias, revolucionando todo o mercado financeiro e proporcionando agilidade, em tempo real, e sem cobrança de tarifas bancárias. Hoje, todo cuidado com o Golpe que vem sendo aplicado é necessário.
Com as revoluções do PIX chegaram também os problemas. Criminosos agora aplicam golpes e arrancam dinheiro de usuários dessa forma de pagamento e transferências. Atualmente, você precisa se informar sobre o Golpe do PIX Errado.
É fundamental que os usuários regulares do PIX entendam como funcionam esses golpes para se protegerem das ações dos bandidos. Neste Golpe do PIX Errado, o criminoso envia um valor em dinheiro para a vítima através de uma chave PIX.
O intuito é inteiramente proposital pois, logo após a transferência, o bandido entra em contato com a vítima, seja por telefone ou mensagem, com alegações até plausíveis de ter cometido um erro ao encaminhar o PIX, solicitando o estorno, ou seja, a devolução do dinheiro transferido.
O golpe parece convincente, pois o golpista vai parecer ser uma pessoa do ‘bem’ com suas falas e técnicas de persuasão, inventando histórias tocantes ou criando um caráter de urgência para a vítima. Normalmente, as pessoas costumam ser prestativas e devolvem a grana depositada ‘erroneamente’.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Banco Central para o PIX pelo celular começam em breve; prepare-se
● Nova decisão faz bancos emitirem alerta de golpe do PIX e vai atingir em cheio os brasileiros
● Novo aviso do Banco Central sobre o PIX surpreende os brasileiros; veja
Então, o criminoso virtual dá algumas orientações de como enviar a quantia em dinheiro de volta para uma chave PIX totalmente diferente da usada anteriormente. Muitas vezes, essa nova chave é de um outro membro da quadrilha.
Portanto, quando receber um PIX errado e alguém entrar em contato, evite cair nesse golpe que arranca dinheiro da sua conta. Antes mesmo de tomar qualquer atitude no calor do momento, caindo na conversa do criminoso, entre no aplicativo do seu banco e veja se, de fato, algum valor caiu na sua conta.
Outra recomendação é não devolver dinheiro para uma chave PIX diferente da original. Fique atento a isso, pois pode acontecer de realmente o valor creditado ser um erro real. Para devolver o valor, use a função de devolução do seu banco, ou seja, que reverte a grana para a conta de origem sem precisar fazer o PIX de volta. Garanta sua segurança quanto a isso.
Caso tenha dúvidas diante da ‘saia justa’, faço o contato diretamente com sua instituição financeira para entender, através de um suporte técnico, que medida deve ser tomada antes de meter os pés pelas mãos. Caso desconfie que isso é realmente um golpe, faça a denúncia para as autoridades e também reporte ao seu banco.
Como se evitar de cair em golpes do PIX?
Primeiramente, nunca informe suas chaves PIX a desconhecidos e não as divulgue abertamente em redes sociais. Desconfie da pressão de alguém que entrou em contato com você pedindo a devolução de um dinheiro creditado errado. No seu aplicativo do banco, ative as notificações de transações para acompanhar tudo de perto e em tempo real.
Caso ache a situação suspeite, reporte aos canais de atendimento da instituição financeira. Confira sempre as novas orientações do seu banco quanto a golpes e como se proteger deles nos sites oficiais e apps.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.