Segurança

PREVINA-SE HOJE (02/09) de cair no Golpe do PIX em falsos aplicativos de bancos em 5 maneiras básicas

02/09/2024 às 10h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Não caia no golpe do pix e falsos aplicativos de banco: 5 dicas de prevenção (Foto: Reprodução/ Internet)

5 dicas básicas para se prevenir de cair em fraudes de pagamentos e transferências

Os golpes do PIX estão se tornando cada vez mais comuns e os usuários devem se atentar aos métodos sofisticados que os criminosos estão aplicando. Dentre eles, as fraudes acontecem em falsos aplicativos de bancos, onde as vítimas acessam e acabam tendo seus dados e informações sensíveis vazadas.

Não vamos detalhar aqui quais são os golpes do PIX mais frequentes pois eles já foram alertados em outras matérias nesse mesmo site, inclusive, todas as instituições financeiras oferecem serviços de alerta e orientações que você, cliente, deve estar atento, seja no site oficial do banco ou no app bancário.

Conheça o novo golpe do Pix que está preocupando consumidores (Foto: Reprodução/Internet)
Conheça o novo golpe do Pix que está preocupando consumidores (Foto: Reprodução/Internet)

Nesse artigo, vamos falar das medidas de proteção mais básicas que o consumidor deve adotar como segurança pessoal e evitar de cair nos golpes do PIX, dentre eles, tome as seguintes precauções de antemão e seja mais ligeiro com estas 5 dicas básicas para não ser uma nova vítima prejudicada.

1. É essencial verificar a autenticidade do aplicativo do banco que está baixando em seu celular. A dica é baixar o app bancário somente em lojas oficiais para sistema Android ou iOS, disponíveis em seu dispositivo móvel. Nunca acesse links desconhecidos através de mensagens via e-mail e SMS.

2. É fundamental que, ao fazer uma transação bancária, se confirme os dados para quem está encaminhando um pagamento ou transferência. Faça essa verificação diretamente com a pessoa sobre os dados e se o valor foi recebido.

LEIA TAMBÉM:

Previna-se de cair no golpe do pix e falsos apps de bancos (Foto: Reprodução/Internet)
Previna-se de cair no golpe do pix e falsos apps de bancos (Foto: Reprodução/Internet)

3. Melhor prevenir do que remediar, portanto, faça a utilização de métodos que fazem verificações adicionais oferecidos por bancos e outras plataformas de pagamentos, assegurando que a transação seja realizada corretamente.

4. É de fator importantíssimo que se mantenha atualizado sobre possíveis novas fraudes ou golpes aplicados contra usuários do PIX ou de bancos, afinal de contas, os criminosos se aperfeiçoam diante dos avanços da tecnologia. Acesse sempre orientações em sites oficiais das instituições financeiras sobre o tema.

Criminosos não perdoam vítimas que são usuárias do PIX (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem)
Criminosos não perdoam vítimas que são usuárias do PIX (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem)

5. Caso não tenha jeito e você seja uma vítima de um Golpe do PIX ou qualquer outro tipo de fraude bancária, não deixe de denunciar de imediato, registrando um boletim de ocorrência na polícia, oferecendo sempre provas do ocorrido, além de alertar seu banco sobre o assunto, com isso, terá maiores chances de reduzir seus prejuízos e buscar justiça com a prisão dos bandidos.

Onde baixo aplicativos confiáveis?

Para se ter a garantia que os apps baixados são seguros, é primordial que eles sejam baixados em lojas oficiais, como a Google Play Store (Android) e a App Store (iOS), mesmo assim, as plataformas podem conter aplicativos maliciosos, portanto sempre esteja atento às avaliações dos consumidores e dados do desenvolvedor antes de fazer o download.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.