Golpe da “falsa mensagem”! Veja como não cair nas ciladas de SMS e WhatsApp

15/04/2024 às 13h30

Por: Sandra Cotrim
Imagem PreCarregada
Golpe da falsa mensagem! Não caia na cilada de SMS e WhatsApp (Foto: iStock)

O WhatsApp é o aplicativo mais usado por Brasil por anos e os números de usuários continuam crescendo diariamente, por isso, a empresa vem lançando inúmeros aprimoramentos. Sendo assim, para facilitar ainda mais o dia a dia dos usuários do app, a companhia vive soltando novas atualizações, mas isso não faz com que os números de golpes diminuam. Na verdade, o golpe da “falsa mensagem” continua crescendo e, pensando nisso, vamos te dar algumas dicas importantes.

Rugas e pele flácida? Aprenda a fazer esse colágeno natural e não sofra mais

Não caia no golpe da falsa da mensagem no WhatsApp e SMS

Língua solta! Conheça os 4 signos mais fofoqueiros do zodíaco agora mesmo

Muito provavelmente você já recebeu mensagens de WhatsApp ou SMS de números completamente desconhecidos, e isso pode ser uma cilada. Esses golpes costumam ser enviadas por contatos desconhecidos, ou contas falsas. Portanto, desconfie ao receber mensagens de pessoas que não têm o número salvo. Além disso, você precisa manter a atenção redobradas aos números curtos, pois os criminosos também conseguem fraudar canais para disseminar golpes.

Tite vê jogador ser roubado das suas mãos ao se aproximar do Palmeiras e não assina com o Flamengo

LEIA TAMBÉM:

As mensagens são enviadas para as vítimas, com os conteúdos mais diversos, como falsos alertas de bancos sobre compras realizadas ou transações bancárias feitas, supostos acessos à conta bancária da vítima, vagas de empregos e avisos sobre a expiração de pontos obtidos em programas de milhagens são alguns deles.

Vinícius Júnior quebra silêncio sobre permanência no Real Madrid e anuncia decisão

A intenção dos criminosos é chamar a atenção da vítima para fisgá-la e fazê-la ligar para uma falsa central bancária ou clicar em links pelos quais seus dados são furtados.

Cássio fala sobre possível renovação com o Corinthians e revelação surpreende torcedores

Não caia nos golpes de SMS e WhatsApp (Imagem Reprodução Internet)

Não caia nos golpes de SMS e WhatsApp (Imagem Reprodução Internet)

Veja como receber pagamento até R$ 1.412 e saiba quem tem direito ao PIS/PASEP 2024

Os golpistas tentam fazer vítimas levando as pessoas a clicarem em links que são enviados nas mensagens por SMS. Uma das estratégias usadas é dar falsos alertas de que há pontos prestes a expirar em programas de milhagem de cartões. Para isso, os criminosos se passam por bancos. Ao clicar nos links, veja por SMS ou WhatsApp, as pessoas são direcionadas para uma página na qual precisam inserir login e senha. Com isso, os golpistas têm acesso aos seus dados.

Governo Lula já estuda novos valores para o salário mínimo de 2025 e confirmação é feita

Veja o que fazer para não ser enganado(a):

Conheça os 2 melhores aromas naturais para acabar com os odores ruins de qualquer lugar da casa

  • Desconfie se a mensagem enviada estiver com o nome do banco escrito errado, faltando uma letra ou com ponto entre as letras. Seu banco não enviará uma mensagem com grafia errada;
  • Para entrar em contato com seu banco, procure os telefones corretos no site oficial ou dentro do aplicativo da instituição financeira. Outra opção é buscar atendimento pelo chat dentro do aplicativo;
  • O banco não entrará em contato pedindo que o cliente faça uma transação pelo telefone;
  • Não forneça seus dados em ligações ou formulários na internet;
  • Não forneça nenhum código recebido pelo celular.
  • Esteja sempre atento e desconfie caso haja algo fora do padrão de atendimento do seu banco.

Aprenda a deixar suas sobrancelhas mais cheias e bonitas com esta tintura caseira e simples

Evite clicar em links enviados por contatos desconhecidos (Foto: Reprodução/ Internet/ Imagem meramente Ilustrativa)

Evite clicar em links enviados por contatos desconhecidos (Foto: Reprodução/ Internet/ Imagem meramente Ilustrativa)

Justiça obriga Banco do Brasil a pagar indenização para trabalhadores; veja quem pode receber

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.