GloboNews completa 25 anos e direção relembra: “não tinha equipe, não tinha equipamento”

15/10/2021 às 8h22

Por: Fernanda Cataldi
Imagem PreCarregada
Maria Beltrão comanda o Estúdio I da GloboNews (Foto: Reprodução/GloboNews)

A GloboNews completa nesta sexta-feira (15) 25 anos de história. O canal de notícias do Grupo Globo é líder de audiência da TV por assinatura e um dos referenciais quando se fala em notícias de última hora e coberturas longas. A emissora tem horas e horas de informações e análises, num formato que, desde seu início privilegiou programas “ao vivo”.

Em uma série de vídeos disponíveis no Memória Globo, que desenvolveu uma página de informações especialmente para o aniversário da GloboNews, os profissionais da época da inauguração da emissora contaram que a ideia era desenvolver inúmeros programas, mas eles tinham muitas falhas técnicas.

As dificuldades que a GloboNews enfrentava com links, e com a equipe enxuta, foram superadas cerca de 15 dias depois da queda Fooker 100 da TAM, seis segundos após decolar do aeroporto de Congonhas, São Paulo, sobre casas do bairro Jabaquara.

Vera Íris Paternostro, que ajudou no desenvolvimento da GloboNews, recordou em entrevista ao Memória Globo: “A gente não tinha equipe, não tinha equipamento. Mas a gente descobriu a vocação do canal, que era transmitir ao vivo. […] A gente desfez a grade. Não tinha mais jornal, não tinha mais programa.”

+ Luciana Gimenez revela vingança em caso de traição: “me fazer de otária”

LEIA TAMBÉM:

Na ocasião, o acidente foi um choque de realidade para a novata Maria Beltrão, hoje à frente do Estúdio I da GloboNews. Ela entrou em choque após ler a lista de vítimas, que incluía Ernesto Igel, filho de seu padrinho, muito próximo a sua família:

“Era muito inexperiente, e quando colocaram uma matéria no ar, a Alice-Maria entrou no estúdio e falou: ‘Maria, você vai sair do estúdio’. Não tinha jeito de eu continuar, porque ao mesmo tempo que há uma questão de profissionalismo, a realidade se impõe. […] Quando você acha que está preparada, pode acontecer alguma coisa e te desestabilizar completamente”. Revelou a apresentadora da GloboNews.

O “ao vivo” e o convívio de nomes experientes, como José Roberto Burnier e Leilane Neubarth, seguem dando a cara GloboNews até os dias de hoje.

Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.