Depois de meses de guerra com o SBT, a Globo conseguiu adquirir os direitos da Copa Libertadores, um dos principais produtos da emissora de Silvio Santos. No entanto, a negociação reabriu uma antiga investigação contra a emissora carioca, que pode parar na justiça federal.
Segundo o site Notícias da TV, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) renovou um inquérito que acusa a Globo de monopólio nos direitos de transmissões esportivas no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Curiosamente, a reabertura da investigação aconteceu em menos de uma semana da Globo garantir a transmissão do próximo ciclo Libertadores, que será de 2023 até 2026.
+Pantanal: Filho de Tenório será assassinado no final da trama
O processo estava parado desde maio de 2021, sem nenhuma atualização ou diligência, mas a disputa multimilionária entre Globo e SBT pelo torneio sul-americano chamou a atenção do órgão.
LEIA TAMBÉM!
O Cade informou ao site que não comenta processos em andamento, mas afirmou que o inquérito foi prorrogado e está em trâmite na Superintendência-Geral do conselho “considerando a dinâmica específica dos setores econômicos envolvidos, as especificidades da conduta e o volume documental constante no processo”.
O portal teve acesso à documentação de renovação do inquérito, que mantém o caso aberto contra a Globo até o mês de agosto. A decisão não traz mais detalhes sobre o motivo da demora e da paralisação por tanto tempo. A última movimentação processual foi em 14 de abril de 2021, quando a emissora respondeu ao Cade sobre o assunto e questionou a validade do inquérito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Globo anunciou a aquisição da Libertadores em seu perfil oficial do Instagram (Foto: Reprodução)
O Cade começou a investigar um possível monopólio esportivo da Globo em 2019. Inicialmente, tratava-se de um inquérito para esclarecer a suposta desvantagem do contrato do Fortaleza com a WarnerMedia para o Brasileirão. Em 2020, o conselho do órgão transformou o caso em investigação contra a Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo acontece logo após a Globo recuperar a Libertadores, que a emissora havia perdido em 2020, podendo influenciar o inquérito. A empresa dos Marinho venceu a disputa com o SBT e recuperou o contrato que tinha com a Conmebol, entidade que organiza a Libertadores.
O canal de Silvio Santos, por sua vez, ficou com a Copa Sul-Americana, o segundo principal torneio do continente, atrás apenas da Libertadores.
Segundo o colunista Flávio Ricco, do R7, a Globo não poupou esforços financeiros e investiu milhões para a compra da atual estrela do SBT. De acordo com o jornalista, a emissora carioca desembolsará cerca de 110 milhões de dólares (550 milhões de reais) para exibir a Libertadores pelos próximos 3 anos.