Globo proibiu jornalistas do canal de comentarem sobre o Big Brother e revoltou os profissionais
31/12/2022 às 23h20

Na época, a atitude desagradou bastante os jornalistas da Globo
A Rede Globo proibiu os jornalistas da casa de comentarem sobre o Big Brother Brasil 22 em suas redes. Na época, os profissionais, além de não gostaram da decisão, a consideraram incoerente, visto que a emissora carioca usou pessoas famosas para promover o programa.
+ Apresentadora do Domingo Espetacular foi demitida e saída foi fortemente comemorada nos bastidores
Quem revelou que a emissora instituiu esta nova regra foi o jornalista Léo Dias. O alto escalão da emissora decidiu tendo com base nos princípios do Grupo Globo – que é dono da Rede.
“Em sua atuação nas redes sociais, o jornalista deve evitar tudo o que comprometa a percepção de que o Grupo Globo é isento. Por esse motivo, nas redes sociais, esses jornalistas devem se abster de expressar opiniões políticas, promover e apoiar partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo”, pontuou o texto do site jornalístico da TV Globo.
+ Alan Severiano toma a mesma atitude no Jornal Hoje que Bonner no Jornal Nacional: “A gente sabe”
LEIA TAMBÉM:
● Aplicativo para Assistir TV Ao Vivo e Grátis no seu Celular
● Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
A nova regra surgiu devido a duas situações. Rodrigo Carvalho, correspondente internacional da emissora, fez comentário crítico à participante Laís Caldas, ainda na época em que anunciaram os participantes e Boninho alegou divulgação de “fake news” a respeito da contratada, por parte do jornalista.
A outra circunstância que gerou a medida tomada por parte da rede carioca foram tuítes críticos da jornalista Carol Prado, a respeito de Juliette Freire, na edição de 2021, terem sido ressuscitados, no momento em que as duas participavam de episódio do programa Encontro. A profissional despertou a ira dos fãs da ex-BBB e estes lhe atacaram.
A relação dos jornalistas com o Big Brother
O que irritou os jornalistas, como já dito, é que a Globo usou nomes famosos para promover o programa, mas, além disto, utilizou-se destas pessoas para mostrar como certos personagens da história da temporada deixam determinados espectadores desnorteados e isto mostra o quão impactante o produto é.
No BBB21, diversos jornalistas compareceram não só a final, mas também em alguns capítulos da temporada. Em 2022, os profissionais se omitiram de opinar em suas redes. Apenas curtiram e responderam certas publicações e evitaram comentários sem muita clareza a respeito do reality, para não gerar interpretações errôneas por parte do público.

Tadeu Schmidt comanda o BBB (Foto: Reprodução)
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.