Globo não usa marca Encontro sem o nome de apresentadora

14/07/2022 às 9h46

Por: Felipe Cicuti
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Patrícia Poeta (Foto: Reprodução)

Na programação desde 2012, o nome do programa Encontro não pertence à Globo. A marca do programa que foi apresentado por dez anos por Fátima Bernardes e que atualmente é comandado por Patrícia Poeta Manoel Soares não está registrada em nome da emissora no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Segundo informações dos jornalistas Vinícius AndradeLi Lacerda, do site Notícias da TV, a rede teve pedidos de registro negados pelo órgão nos últimos anos.

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Isso explica perfeitamente o motivo de a Globo sempre usar o nome Encontro com uma assinatura abaixo do logo, por vezes controversa. Recentemente, com a estreia da jornalista no comando do matinal, telespectadores ficaram revoltados pelo nome da ex-apresentadora do É de Casa aparecer sem o de Manoel Soares. Oficialmente, a emissora disse que a titular da atração é Patrícia Poeta, enquanto Manoel Soares é coapresentador. Ou parceiro, como a ex-âncora do Jornal Nacional disse no dia de estreia, em 4 de julho.

Encontro com Fátima Bernardes, programa já com nova comandante, Foto: Reprodução/Internet

Encontro com Fátima Bernardes, programa já com nova comandante, Foto: Reprodução/Internet

A Globo tem os direitos da marca Encontro com Fátima Bernardes até 2025. Para conseguir usar o nome da jornalista como parte de um produto, a emissora precisou pedir autorização especial junto ao INPI. De acordo com a Lei da Propriedade Industrial, “não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”.

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O nome Encontro com Patrícia Poeta ainda não consta nos registros do site do INPI, mas a Globo tem a permissão acertada com a comunicadora em contrato. Com isso, o registro deve ser concedido sem maiores complicações. No caso do nome do programa na época em que era comandado por Fátima Bernardes, a solicitação foi feita em 2012, mas o Instituto acatou o uso da marca em agosto de 2015, três anos depois da estreia da atração.

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