45 milhões: Globo fecha acordo milionário para o Jornal Nacional e entra na mira do governo
30/09/2022 às 17h59
Depois da popularização de casas de apostas no Brasil e o alto investimento em publicidade, uma famosa empresa comprou até mesmo uma cota de patrocínio no “Jornal Nacional”, da Globo. Trata-se da Betano, uma das maiores do mundo no segmento de apostas.
Segundo o Notícias da TV, a empresa assinou um contrato milionário para expor sua marca no telejornal comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos. Há cerca de dois anos, o segmento de apostas teve um grande crescimento de popularidade no Brasil, no entanto, a prática está na mira do governo federal por conta da falta de legalização.
Ocupando os intervalos do Jornal Nacional desde a semana passada, a Betano assinou um contrato com a Globo até dezembro deste ano. A marca vai oferecer as edições de segunda, quarta e sexta do principal telejornal do país.
Com o acordo inédito, o objetivo da empresa é aproveitar a audiência do horário nobre da Globo, que tem tendência de crescer significativamente a partir de novembro, mês do início da Copa do Mundo do Catar.
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Apesar de ambas as partes não se aprofundarem nos detalhes do negócio, a publicação apurou que o acordo entre Betano e Globo faz parte de uma política da emissora carioca, que vende cotas para os seus programas de maneira temporária.
Com o novo modelo de negócio, empresas interessadas pagam por um valor para expor suas marcas em jornalísticos e novelas da emissora. No preço disponibilizado ao mercado publicitário, são R$ 15 milhões por 30 dias. Ou seja, estima-se que a Betano pague R$ 45 milhões durante os três meses de parceria.
Vale lembrar que desde o fim do ano passado, o noticiário apresentado por William Bonner e Renata não tinha um patrocinador “grande” em suas edições. Em 2021, marcas como o TikTok, Rexona e Mercado Pago “ofereceram” o Jornal Nacional ao longo do ano.
CASAS DE APOSTAS E SUAS PARCEIRAS COMERCIAIS ESTÃO NA MIRA DA JUSTIÇA
Apesar do acordo milionário, o NTV informou que, clubes de futebol, federações e a Globo foram notificadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de São Paulo pelos contratos de publicidade e patrocínio mantidos com empresas de apostas esportivas.
As apostas esportivas foram criadas pela Lei Federal 13.756/18. Nessa modalidade, o apostador tenta prever o resultado de jogos de futebol, os placares, o número de cartões aplicados, entre outros. Porém, no momento da aposta, o usuário já sabe o quanto poderá ganhar em caso de acerto.
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No entanto, a lei ainda não foi regulamentada e, por isso, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) entende que a atividade pode estar sendo explorada sem a devida autorização e sem qualquer mecanismo de controle, fiscalização ou prestação de contas.
Procurada pelo portal, a Globo afirmou que não há ilegalidade nos seus acordos com as casas de apostas:
“É importante reiterar que as veiculações de campanhas de todos os nossos anunciantes respeitam as orientações do Manual de Práticas Comerciais da Globo, que consolida as melhores práticas, normas legais e éticas do mercado publicitário e atende às normas de auto-regulamentação adotadas pelo Conar (Conselho Nacional de auto- regulamentação Publicitária) e pelo CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão)”
Autor(a):
Lennita Lee
Olá, meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos moro em São Paulo, capital. Sou formada em moda, apaixonada por arte, música, cinema e afins. Tudo que envolve áreas criativas despertam meu interesse e escrever é uma delas.