Globo faz provocação ao SBT em campanha do retorno da Libertadores em 2023
05/09/2022 às 10h29
A Globo prepara uma enorme campanha para marcar o retorno da cobertura da Copa Libertadores da América a partir de 2023. Após o hiato de três anos em que o campeonato foi exibido pelo SBT, a emissora carioca vai usar a temática “de volta para casa” para divulgar os jogos da competição. O slogan será um tipo de provocação ao canal de Silvio Santos, que foi alvo de críticas por torcedores, principalmente do Flamengo. A emissora líder pretende deixar claro que a Libertadores voltou porque o público sentia falta do padrão Globo em finais continentais que envolviam times brasileiros. A campanha está prevista para começar a ser veiculada no fim deste ano.
Carlinhos Maia declara que não irá revelar seu voto para não perder seguidores
De acordo com o que foi apurado pelo portal Notícias da TV, a emissora líder desejar aproveitar a atenção do público durante a reta final da Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre os meses de novembro e dezembro. A campanha terá detalhes finalizados ainda neste mês pela área de promoção da empresa. Outro ponto é que a propaganda vai deixar claro que a Libertadores na Globo voltará ao dia que o público sempre se acostumou, nas noites de quarta-feira. O SBT, para ter um dia fixo de futebol em sua grade programação, escolheu mudar as partidas que têm direito da competição até este ano para as terças-feiras.
Toda a situação teve início em 2020. A Globo rescindiu um contrato de US$ 60 milhões (R$ 325 milhões, na cotação atual da moeda) pela cobertura da Copa Libertadores da América, alegando não ter condições de arcar com o compromisso por conta da crise financeira que se originou devido ao começo da pandemia. Irritada com a decisão, a Conmebol processou a emissora carioca e pediu uma compensação por perdas e danos. Além disso, a Globo ficou impedida de comprar torneios realizados pela federação. A Copa América de 2021, por exemplo, que teve a Argentina como campeã, foi exibida pelo SBT.
Em outubro de 2021, a Conmebol e Globo fizeram um acordo extrajudicial e voltaram a ser parceiras comerciais. A emissora líder pagará US$ 40 milhões (R$ 217 milhões com a cotação atual) em parcelas até 2023 como indenização pela quebra do vínculo anterior. Em contrapartida, conseguiu retornar para a disputa pelos direitos de eventos da entidade.