A Globo surpreendeu o público do Jornal Nacional nesta sexta-feira (11), ao criticar uma possível investigação contra o SBT por transmitir a Copa América. Isso porque William Bonner leu uma nota divulgada pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que se diz preocupada com a sugestão feita pelo Ministério Público Federal aos Estados.
+Após demissão de Mariana Godoy, RedeTV finalmente anuncia grande nome como âncora do RedeTVNews
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Ministério Público Federal sugeriu aos procuradores da República nos Estados que vão sediar jogos [da Copa América] que apurem possíveis violações no combate à pandemia por organizadores, transmissoras e patrocinadoras do evento”, disse o apresentador em primeiro lugar.
Logo após, a nota continuou: ‘Qualquer ação de fiscalização direcionada aos veículos de comunicação, que, sabidamente, não são organizadores e não possuem qualquer ingerência na realização do evento, configura flagrante violação à liberdade de programação das emissoras”, afirmou logo em seguida.
+Sonia Abrão irrompe A Tarde é Sua com situação sobre saúde do Faustão: “O hospital não libera”
LEIA TAMBÉM!
Nesse sentido, o manifesto se trata de uma defesa de todos os canais, sobretudo a Globo, que possui o maior número de direitos esportivos, mas também favorece ao SBT. Além disso, cabe dizer que a nota foi veiculada apenas um dia depois de o canal de Silvo Santos divulgar uma nota cutucando a Globo.
No informe, ficou subentendido que as críticas à realização da Copa América no Brasil em meio à pandemia teriam segundas intenções. Logo, o motivo seria que o direito de transmitir o campeonato na TV aberta não é da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SBT pede “pluralidade democrática ao futebol em TV aberta”
Durante o SBT Brasil, o editorial informava que a transmissão procura manter a “pluralidade democrática ao futebol em TV aberta”.
+Vem Pra Cá cresce de manhã e A Praça É Nossa ultrapassa Record com vantagem à noite
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras. O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado”, disse em nota o canal.
Em 2021, Copa América será transmitida pelo SBT (Reprodução)