Globo deixa rivalidade de lado e defende o SBT por Copa América após investigação
12/06/2021 às 9h31
A Globo surpreendeu o público do Jornal Nacional nesta sexta-feira (11), ao criticar uma possível investigação contra o SBT por transmitir a Copa América. Isso porque William Bonner leu uma nota divulgada pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que se diz preocupada com a sugestão feita pelo Ministério Público Federal aos Estados.
+Após demissão de Mariana Godoy, RedeTV finalmente anuncia grande nome como âncora do RedeTVNews
“O Ministério Público Federal sugeriu aos procuradores da República nos Estados que vão sediar jogos [da Copa América] que apurem possíveis violações no combate à pandemia por organizadores, transmissoras e patrocinadoras do evento”, disse o apresentador em primeiro lugar.
Logo após, a nota continuou: ‘Qualquer ação de fiscalização direcionada aos veículos de comunicação, que, sabidamente, não são organizadores e não possuem qualquer ingerência na realização do evento, configura flagrante violação à liberdade de programação das emissoras”, afirmou logo em seguida.
+Sonia Abrão irrompe A Tarde é Sua com situação sobre saúde do Faustão: “O hospital não libera”
LEIA TAMBÉM:
● Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
● Televisão na palma da mão: Assista TV nestes Aplicativos de Celular a toda hora
Nesse sentido, o manifesto se trata de uma defesa de todos os canais, sobretudo a Globo, que possui o maior número de direitos esportivos, mas também favorece ao SBT. Além disso, cabe dizer que a nota foi veiculada apenas um dia depois de o canal de Silvo Santos divulgar uma nota cutucando a Globo.
No informe, ficou subentendido que as críticas à realização da Copa América no Brasil em meio à pandemia teriam segundas intenções. Logo, o motivo seria que o direito de transmitir o campeonato na TV aberta não é da Globo.
SBT pede “pluralidade democrática ao futebol em TV aberta”
Durante o SBT Brasil, o editorial informava que a transmissão procura manter a “pluralidade democrática ao futebol em TV aberta”.
+Vem Pra Cá cresce de manhã e A Praça É Nossa ultrapassa Record com vantagem à noite
“O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras. O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado”, disse em nota o canal.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.