Após demissão de âncora, Globo dá ultimato para Bonner e jornalistas e decreta ordem: “Não pode”
16/06/2022 às 9h09
A Globo está preocupada com os próximos meses devido as eleições presidenciais e, desse modo, decretou uma nova regra aos jornalistas, apresentadores, artistas e contratados em geral, para evitar desgastes desnecessários.
Desse modo, a Globo declarou ao jornal Folha de São Paulo que “não apoia qualquer candidato” e que sua “política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade e isenção”.
+Após anos de casamento, Boninho se separa de esposa e deixa filha pequena com a mãe: “Outras”
A Globo explicou que os funcionários, em geral, não podem “se candidatar ou integrar campanhas” de candidatos ou partidos políticos se estiverem no ar em alguma atração. Mas a regra não proíbe os contratados de declararem publicamente em quem votarão, em entrevistas e eventos, por exemplos.
O que os funcionários não podem fazer, de maneira alguma, é vincular suas opiniões pessoais políticas à imagem da Globo. Como exemplo, a emissora usou o caso de atores, que não podem fazer associações dos personagens que interpretam a um candidato ou partido. Os apresentadores também não podem traçar paralelos políticos diretos em relação aos programas que comandam.
LEIA TAMBÉM:
● Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
● Televisão na palma da mão: Assista TV nestes Aplicativos de Celular a toda hora
Lembrando que um dos motivos da demissão recente de Chico Pinheiro da Globo foi seu explícito posicionamento político, que diversas vezes defendeu o pré-candidato Lula e o PT.
+Com clima pesado, William Waack é desprestigiado na CNN Brasil
“Não existe uma proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, mas elas têm que ser feitas no âmbito privado do talento e não podem comprometer a percepção do público sobre a isenção da empresa”, explicou a Globo, em nota oficial enviada ao jornal citado.
As eleições 2022 estão marcadas para 01 de outubro. No caso de segundo turno, acontecerá no dia 30 do mesmo mês. Vale lembrar que William Bonner é o mediador do principal debate entre os presidenciáveis na Globo, considerado o mais importante do país.
Autor(a):
Beatriz Castro
Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.