Excelente notícia acaba de ser divulgada pelo INSS: Mesmo desempregada, gestante tem direito ao salário-maternidade
10/09/2023 às 13h00
Uma importante notícia acaba de ser divulgada
Um dos benefícios menos divulgados, mas que são oferecidos pelo INSS é sem sombra de dúvidas o salário-maternidade. Mesmo desempregada, gestante tem direito ao auxílio.
O benefício pode ser solicitado por mulheres grávidas que precisam interromper suas atividades profissionais durante um determinado período da gestação ou após o nascimento do bebê.
SAIBA MAIS! Oficial: Cobrança do PIX cai como uma bomba e Caixa Econômica Federal é obrigada a se pronunciar
Após a concessão, o benefício tem duração de aproximadamente 120 dias (04 meses), correspondendo ao período usual da licença-maternidade. Agora uma dúvida entre algumas pessoas é se a gestante descobrir a gravidez, estando desempregada.
Se essa é a sua preocupação, pode ficar tranquila. Afinal, mesmo desempregada, se a segurada trabalhou de carteira assinada ou contribuiu de forma autônoma, é possível solicitar o benefício em até 36 meses após a demissão.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Portanto mesmo quem está desempregada, mas ainda se enquadra nas regras de até 03 anos afastada do mercado de trabalho e descobriu a gestação, pode solicitar o salário-maternidade.
Além do comprovante do parto, também são aceitos pedidos de adoção e aborto acidental para solicitação do salário-maternidade. Caso a beneficiária esteja na empresa, deve apresentar a comprovação ao empregador.
A empresa será responsável por dar entrada no benefício. Caso não esteja trabalhando, a solicitação deverá ser feita pelo aplicativo “Meu INSS”.
Outra alternativa lançada recentemente é que jovens a partir de 16 anos que se tornarem mães também passaram a ter direito ao benefício, além de ser estendido às mulheres pertencentes à etnia Macuxi, uma das principais comunidades indígenas do Brasil de acordo com informações do portal UOL.
QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO DO INSS?
- Ser empregada com carteira assinada;
- Ser desempregada e solicitar o benefício entre 12 e 36 meses após a demissão, desde que tenha realizado ao menos dez contribuições à Previdência Social;
- Ser segurada especial, comprovando no mínimo dez meses de atividade rural por meio de documentação;
- Ser contribuinte individual, com pelo menos dez contribuições realizadas;
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!