Com 2 cargos acumulados, Geraldo Alckmin possui dois salários?

Com dois cargos acumulados no Executivo, Geraldo Alckmin possui dois salários? Descubra

27/07/2023 às 0h30

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
O político surpreendeu ao dar uma notícia envolvendo a taxação de compras na SHEIN e em outras empresas (Foto: Reprodução)

Além de vice-presidente do Brasil, Gerando Alckmin também é ministro

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, pelo PSB, também exerce a função de ministro, mas, ele não acumula remuneração por conta disso. A informação foi checada pela agência internacional AFP depois de um vídeo viralizar nas redes sociais, alegando que Alckmin recebe dois salários e que o fato dele exercer as duas funções seria inconstitucional.

O fato é que realmente a Constituição proíbe o acúmulo de cargos públicos, mas, apenas quando ambos são remunerados. Mas, ao contrário disso, não existe impedimento legal para a atual situação.

+ Conheça as 4 bebidas que ajudam a reduzir o açúcar no sangue, caso a sua glicose esteja alta

Geraldo Alckmin apesar de também exercer função de ministro, recebe apenas o salário referente ao cargo de vice-presidente, que é de R$ 39.293,32, ele não acumula a remuneração de ambos os cargos, conforme consta no próprio Portal da Transparência.

O vídeo com a fake news sobre a remuneração de Geraldo Alckmin foi compartilhado no TikTok, no Facebook e no Kwai, e também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, onde os usuários podem encaminhar conteúdos vistos em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

LEIA TAMBÉM:

+ Grande mudança à vista! Clientes do Itaú são pegos de surpresa com nova decisão

O vídeo diz que Geraldo Alckmin recebe dois salários e questiona Flávio Dino. “No meu entendimento, o que o dispositivo constitucional citado veda é o acúmulo de remuneração. Assim, ele não pode receber a soma dos salários pelas duas funções, mas não precisa renunciar à vice-presidência para assumir um ministério”, explicou Rafael Mafei, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que é ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, tem um entendimento semelhante.

Cargos

Geraldo Alckmin foi envolvido em fake news em vídeo que circula nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.