Você não tem direito ao Gás Gratuito do Governo? Descubra como é possível ser elegível 2024
14/08/2024 às 9h55
Serão mais de 6 milhões de famílias brasileiras com acesso ao repasse do Auxílio Gásem agosto. O benefício é pago a cada dois meses e se trata de um programa do Governo Federal com objetivo de tornar mais suave o impacto do aumento do preço do botijão de gás de cozinha diante do orçamento familiar de quem ganha pouco.
Todas famílias de baixa renda, ainda mais aquelas que tem mãe solo e dependem do botijão de gás para preparo de alimentos dos seus dependentes, tem prioridade no Auxílio Gás. Desde que foi implementado, o programa Vale-Gás Nacional tem sido fundamental para milhões de lares de todo Brasil.
Com o programa, é aliviado o impacto financeiro do custo do gás de cozinha no orçamento de cerca de 6 milhões de famílias brasileiras. Para ter acesso, o interessado deve ter o CadÚnico ativo, atualizado e a inscrição no benefício social que ajuda muitos a garantirem a chama do fogão acesa.
Quando foi implementado, o benefício cobria apenas 50% do preço médio do botijão de 13 kg. A partir de janeiro de 2023, essa cobertura foi ampliada significativamente para 100%, ou seja, se tornou gratuito o acesso. A Medida Provisória 1.155/2023 assegurou o valor integral do botijão de gás a cada dois meses.
O Auxílio Gás é repassado a quem está com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atualizado e com cadastramento ativo, e com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo, destinando o recurso a quem mais está em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Família que possuem membros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), mesmo que não inscritas no CadÚnico, podem receber o Auxílio do botijão grátis. Conforme mencionado esse artigo, o benefício é pago, de preferência, à mulher responsável pelo núcleo familiar.
LEIA TAMBÉM:
● Auxílio-gás nacional já tem data para retorno; veja o cronograma
● 20 MILHÕES: Lula dá nova canetada e APROVA expansão do programa Auxílio Gás com grande Investimento
● Não perca seu Auxílio Gás: Confira o Calendário atualizado!
Quando sai o pagamento do Auxílio Gás?
Os valores repassados pelo MDS e Governo Federal referentes ao Vale-Gás Nacional, seguem o mesmo calendário de depósitos do Bolsa Família. Neste mês de agosto, a ordem escalonada de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) se inicia no dia 19 de agosto, aos finais 1 e termina em 30 de agosto, aos NIS finais 0.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.