Garanta desconto na sua conta de luz sem sair de casa; veja o passo a passo
02/11/2023 às 0h52
Veja como é fácil ter desconto em sua conta de luz
Com o intuito de ajudar a população brasileira de baixa renda, o governo federal tem um programa social onde garante excelentes descontos na tarifa de energia elétrica, reduzindo o valor da cobrança mensal. E o melhor é que o cidadão precisa apenas de um cadastro para conseguir o benefício.
A chamada Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) assegura uma redução de 10% a 65% no preço da conta de luz de famílias gerais, e de até 100% para as famílias quilombolas ou indígenas. E o processo para fazer o cadastro é simples, rápido e traz várias vantagens.
+ Saiba como aumentar seu limite de crédito no Nubank sem precisar de análise
A concessão do desconto é realizada de forma automática para cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), sistema de dados do governo federal. Até meados de 2022, era necessário procurar a operadora de energia de sua região para solicitar o benefício, porém, agora a concessão é espontânea.
A inscrição do CadÚnico pode ser feita por família com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que tenha alguém que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre os seus integrantes.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
São também aceitas famílias do CadÚnico com renda total de até 3 salários mínimos, desde que algum morador da casa dependa do uso contínuo de aparelhos ligados à energia para realização de algum tratamento de saúde.
Para fazer a inscrição, é necessário procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentar os documentos necessários. Após isso, resta apenas esperar a concessão automática dos descontos na conta de luz.
De acordo com a Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, e demais regulamentos do programa, o valor do desconto é oferecido aos consumidores residenciais de baixa renda e baseado com base nos quilowatts-hora (kWh) que forem consumidos no mês.
+ A receita fácil de mousse de chocolate que todo mundo está procurando
Confira a tabela a seguir!
População geral
65% de desconto: consumo entre 0 e 30 kWh mensais;
40% de desconto: consumo entre 31 e 100 kWh mensais;
10% de desconto: consumo entre 101 e 220 kWh mensais;
Indígenas e quilombolas
100% de desconto: consumo de até 50 kWh mensais;
40% de desconto: consumo entre 51 e 100 kWh mensais;
10% de desconto: consumo entre 101 e 220 kWh mensais.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.