INSS emite comunicado urgente para os aposentados e pensionistas
Desde 2020 a discussão do 14º salário do INSS não sai da cabeça de milhares de aposentados e pensionistas que aguardam ansiosamente pela aprovação do abono.
Porém, como muitos sabem, o projeto segue sem uma data definida para o pagamento. Pra quem ainda não sabe, a proposta proporciona um abono anual adicional aos aposentados e pensionistas assistidos pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Conta de luz gratuita para lista de CPFs: Notícia cai como um presente a milhares de brasileiros
De acordo com informações do portal Jornal JF, o texto referente ao projeto chegou a ser aprovado pela Comissão de Finanças, ainda no ano de 2021 e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados em 2022.
Porém, ele ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Sendo assim, a proposta segue em tramitação de forma conclusiva, dispensando a necessidade de ser levada ao plenário.
LEIA TAMBÉM!
Em seguida ele deve ser será encaminhado para avaliação no Senado e, somente após aprovação, finalmente seguirá para a sanção presidencial. Portanto, os aposentados e pensionistas que aguardam ansiosamente a definição do 14º salário terão que aguardar um desfecho em 2024.
Paralelo a isso, o INSS divulgou uma série de avisos para que todos os aposentados e pensionistas não caiam em golpes, principalmente nesse final de ano, onde os criminosos agem com maior frequência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14º salário do INSS (Foto: Reprodução / Internet)
QUAIS SÃO AS DICAS?
Um golpe bem comum é o do fraudador informar aos beneficiários que o benefício está bloqueado e que será necessário realizar um depósito para desbloqueá-lo. Nunca faça depósitos ou transferências sob essa alegação. Se tiver dúvida, entre em contato com o órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os golpistas também se passam por agentes do INSS e entram em contato, muitas das vezes, por telefone ou e-mail, solicitando dados pessoais ou bancários para “atualização de cadastro”.
O INSS, vale destacar, nunca solicita as informações por esses canais. Então, sempre desconfie quando forem solicitados. Uma outra fraude bem comum é a promessa de revisão do valor do benefício.
No golpe, os fraudadores alegam que você possui direito a um reajuste no valor do benefício e pedem para você fazer um pagamento adiantado para realizar o serviço. Nunca pague nada sem antes consultar o INSS diretamente.