Fuja de golpes: INSS emite comunicado urgente para os aposentados e pensionistas
16/12/2023 às 14h11
INSS emite comunicado urgente para os aposentados e pensionistas
Desde 2020 a discussão do 14º salário do INSS não sai da cabeça de milhares de aposentados e pensionistas que aguardam ansiosamente pela aprovação do abono.
Porém, como muitos sabem, o projeto segue sem uma data definida para o pagamento. Pra quem ainda não sabe, a proposta proporciona um abono anual adicional aos aposentados e pensionistas assistidos pelo INSS.
SAIBA MAIS! Conta de luz gratuita para lista de CPFs: Notícia cai como um presente a milhares de brasileiros
De acordo com informações do portal Jornal JF, o texto referente ao projeto chegou a ser aprovado pela Comissão de Finanças, ainda no ano de 2021 e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados em 2022.
Porém, ele ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Sendo assim, a proposta segue em tramitação de forma conclusiva, dispensando a necessidade de ser levada ao plenário.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Em seguida ele deve ser será encaminhado para avaliação no Senado e, somente após aprovação, finalmente seguirá para a sanção presidencial. Portanto, os aposentados e pensionistas que aguardam ansiosamente a definição do 14º salário terão que aguardar um desfecho em 2024.
Paralelo a isso, o INSS divulgou uma série de avisos para que todos os aposentados e pensionistas não caiam em golpes, principalmente nesse final de ano, onde os criminosos agem com maior frequência.
QUAIS SÃO AS DICAS?
Um golpe bem comum é o do fraudador informar aos beneficiários que o benefício está bloqueado e que será necessário realizar um depósito para desbloqueá-lo. Nunca faça depósitos ou transferências sob essa alegação. Se tiver dúvida, entre em contato com o órgão.
Os golpistas também se passam por agentes do INSS e entram em contato, muitas das vezes, por telefone ou e-mail, solicitando dados pessoais ou bancários para “atualização de cadastro”.
O INSS, vale destacar, nunca solicita as informações por esses canais. Então, sempre desconfie quando forem solicitados. Uma outra fraude bem comum é a promessa de revisão do valor do benefício.
No golpe, os fraudadores alegam que você possui direito a um reajuste no valor do benefício e pedem para você fazer um pagamento adiantado para realizar o serviço. Nunca pague nada sem antes consultar o INSS diretamente.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!