Fique em alerta: essas são as principais mudanças nas leis de trânsito para este ano de 2024
05/04/2024 às 11h53
Fique atento nas mudanças nas leis de trânsito para este ano
O ano de 2024 está contando com novas regras nas leis de trânsito e na indústria de automóveis no país. Desde o início do ano, todos os carros vendidos no país, são obrigados a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de estabilidade.
Além disso, uma resolução específica acabou sendo implementada para regulamentar os retrovisores de veículos escolares, incluindo mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos e regularização de câmeras e monitores, assim, visando aprimorar a segurança das crianças durante o transporte escolar.
+ Veja como solicitar o novo cartão do Caixa Tem e quais são os benefícios que ele oferece
As regras se aplicam aos novos projetos de veículos produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.
Controle de Estabilidade (ESP): o controle eletrônico de estabilidade se tornou obrigatório em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes do dia primeiro de janeiro de 2020. O equipamento é essencial para evitar perda de controle do veículo e situações de risco como curvas fechadas e pisos escorregadios.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+ Famosa marca Tupperware passa por crise e pode declarar falência ainda este ano
Luz Diurna de Rodagem (DRL): a luz diurna de rodagem acaba sendo obrigatória para todos os carros produzidos no país. A mesma pode ser de LED ou lâmpadas halógena e deve permanecer acessa juntamente com o motor do veículo. A medida não só substitui a necessidade de usar os faróis baixos durante o dia, mas também de aumentar a visibilidade do carro em diferentes condições. Porém, durante a noite, o DRL não substitui a necessidade de acender os faróis baixos, usando-os como única fonte de iluminação, podendo resultar em multa.
As mudanças visam não só aprimorar a segurança dos veículos, como também garantir um ambiente mais seguro para todos os motoristas e passageiros nas estradas brasileiras. Então, esteja atento às novas regulamentações e certifique-se de que o seu veículo esteja em conformidade com as novas normas de segurança.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.