Fique atento para não perder: Saque do PIS/PASEP é limitado e está se encerrando em poucos dias; Confira
07/07/2023 às 8h48
O PIS/PASEP é concedido pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que trabalharam com carteira assinada
O PIS/PASEP é um benefício concedido pelo Governo Federal aos brasileiros que trabalham em empregos formais. Recentemente algumas alterações foram realizadas para o recebimento do auxílio.
+O eterno Beiçola de A Grande Família, Marcos Oliveira, faz apelo e pede ajuda: “Tenho fome”
Caso o dinheiro que fica disponível ao trabalhador não seja sacado dentro do prazo estipulado nas regras, será redirecionado para o Tesouro Nacional, dificultando a retirada sua retirada.
Antigamente, os trabalhadores do setor privado recebiam o valor através da Caixa Econômica e do setor público no Banco do Brasil, mas uma mudança transferiu todas as cotas para a Caixa.
A alteração ocorreu em 2020, quando as cotas passaram a pertencer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Importante ressaltar que as cotas do PIS PASEP são diferentes do abono salarial pago todos os anos aos brasileiros, que recebem um salário.
+JÁ VAI? Felipão corre risco de perder jogador de R$ 13 milhões do Atlético-MG para o São Paulo
Nesse ano, as pessoas que trabalharam em 1971 a 1988 e não sacaram a quantia na época, poderão sacá-la agora. Naquela época as pessoas já tinham esse direito, mas não retiraram o dinheiro.
De acordo com a Caixa, 10,5 milhões de pessoas possuem o direito de fazer o levantamento de R$25,4 milhões disponíveis para as cotas do PIS PASEP.
Além disso, é possível destacar que os herdeiros ou dependentes de trabalhador que faleceu, também pode fazer o levantamento desse valor, apresentando os documentos que comprovem tal situação.
Prazo e retirada
Esse saque do PIS PASEP está disponível somente até 05 de agosto, após isso a quantia será redirecionada ao Tesouro Nacional, caso isso aconteça, o beneficiário terá mais cinco anos para poder retirar de lá.
Para levantar a quantia, o trabalhador, se quiser, pode ir pessoalmente à Caixa, mas antes terá que acessar o aplicativo do FGTS, clicar na aba que informa que há um valor disponível, selecionar PIS PASEP e escolher qual forma prefere receber (presencial ou crédito em conta).
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.