A Uber, uma das mais destacadas empresas de transporte via aplicativo, surpreendeu seus usuários com o anúncio do término de um serviço popular em determinado país, Drizly.
Estabelecida em 2009 em São Francisco, EUA, a empresa rapidamente se espalhou pelo mercado global, operando em mais de 70 países e acumulando mais de 155 milhões de usuários. Contudo, enfrentando desafios após anos de crescimento e inovação, a empresa tomou uma decisão complexa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crescimento da Uber e compra da Drizly
Desde sua introdução no Brasil em 2014, o aplicativo Uber se firmou como uma das líderes em transporte por aplicativo no país, atendendo a milhares de pessoas diariamente em suas demandas de deslocamento.
Em um movimento para diversificar suas operações, a Uber adquiriu em 2021 a Drizly, uma plataforma especializada na entrega de bebidas alcoólicas, por US$ 1,1 bilhão.
LEIA TAMBÉM!
Esse movimento era parte de uma iniciativa para ampliar sua presença no setor de entregas, estimulada pelo crescimento das vendas durante a pandemia de COVID-19.
Problemas com a Drizly e a decisão da Uber de encerrar o serviço no país
Apesar da Uber expandir seus serviços para entregas, enfrentou desafios com a Drizly. No ano de 2021, a plataforma de entrega de bebidas foi alvo de um ataque cibernético, resultando no comprometimento de informações de aproximadamente 2,5 milhões de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incidente de segurança de dados suscitou preocupações e levou a Drizly a adotar medidas de segurança reforçadas, como exigido pela Comissão Federal de Comércio dos EUA. Um ano mais tarde, a Uber decidiu descontinuar a Drizly nos Estados Unidos, mantendo, no entanto, a venda de outras bebidas através do Uber Eats.
Embora não confirmado pela empresa, é plausível que as inquietações com a segurança dos dados dos clientes e os custos para implementar proteções adicionais tenham pesado na decisão de encerrar o serviço da Drizly.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE