Fim? The Voice Brasil tem debandada de anunciantes na Globo e se afunda na emissora
22/09/2021 às 19h09
A rede Globo está enfrentando dificuldades para vender cotas de patrocínio do The Voice Brasil para este ano. A edição de 2021, que começa no dia 26 de outubro, teve uma saída grande de anunciantes que atrelam sua marca ao programa em 2020, quando ele atingiu o segundo lugar com muita frequência em São Paulo ao perder de A Fazenda, da Record.
Fernanda Lima pega o lugar de Tiago Leifert e deve assumir o The Voice Brasil em 2022
No total, foram quatro empresas que não quiseram continuar: Lojas Americanas, C&A, Cervejaria Petrópolis e Seara. Até o momento, renovaram seu acordo comercial para o The Voice deste ano Bradesco e Claro – esta última tem Tiago Leifert, apresentador do reality, como seu garoto-propaganda desde 2015.
Até agora, a rede Globo concretizou duas cotas para o The Voice 2021. Heineken Brasil e a plataforma de comércio virtual Shopee compraram o espaço. Dois outros patrocínios ainda continuam disponíveis, que se somam em seis marcas. A equipe comercial está apressada em tentar fechar todos os espaços até o início da atração no mês de outubro.
De acordo com o Notícias da TV, todas as empresas desistiram do programa pela mesma razão: falta de repercussão da atração nas redes sociais e a segunda colocação frequente de Ibope em 2020 na Grande São Paulo, que acumula a maior parte do dinheiro no mercado de televisão.
LEIA TAMBÉM:
● Mano Menezes deixa história no Corinthians para trás e se prepara para assinar novo contrato
● Com a ajuda de Travessia, Jogo da Discórdia faz BBB23 marcar recorde na Globo
● Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, quase desmaiou na Globo e motivo foi divulgado para o público
Globo muda a programação e define apresentador da nova temporada do The Voice +
Em 2020, o The Voice Brasil atingiu média de 16,1 contra 15,9 da Record na capital paulista. Porém, A Fazenda chegou a marcar 12 pontos, vencendo 10 dos 9 confrontos diretos contra o concorrente. Além disso, o reality figurou sempre entre os programas mais comentados das redes sociais, algo que o reality musical não alcançou em nenhum momento.
Vale ressaltar que, no ano passado, um dos anunciantes do programa musical mudou de canal. As Lojas Americanas é um dos patrocinadores de A Fazenda 13, que estreou no início do mês na Record. A principal dificuldade enfrentada pela Globo no mercado está sendo provar que o The Voice Brasil não está desgastado e ainda vale o investimento.
Neste ano, o maior atrativo do programa, que está indo para a sua décima temporada no formato tradicional, será a despedida do apresentador Tiago Leifert. O comunicador decidiu não renovar seu contrato com a Globo após 20 anos de casa. Em 2022, a atração musical contará com um novo apresentador, em sua 11ª temporada.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.