ALERTA
Fim do saque do FGTS armado: Entenda como proposta pode atingir em cheio os trabalhadores hoje (03)
03/08/2024 às 14h00
O saque-aniversário foi introduzido em 2019 como uma alternativa ao saque tradicional do FGTS, que é realizado apenas em situações específicas, como demissão sem justa causa
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para quem não sabe, é um fundo criado com o intuito de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Acontece que desde a pandemia no antigo Governo Bolsonaro, foi estipulado o saque-aniversário. Esse benefício é uma forma do trabalhador pegar um saldo de até um salário mínimo do FGTS.
O fundo é formado pelos depósitos feitos mês a mês pelos empregadores, e a maioria dos trabalhadores só lidam com o seu extrato em momentos específicos: em caso de demissão sem justa causa, financiamento habitacional ou campanhas feitas pelo Governo Federal, como os saques extraordinários.
O saque-aniversário, tem sido objeto de intensos debates nos últimos tempos. Recentemente, surgiram informações de que o Governo Federal estaria considerando a extinção do mesmo. Essa medida faz parte de um pacote de reformas e ajustes na legislação trabalhista, visando à modernização e à sustentabilidade do sistema.
A explicação para o fim do saque-aniversário seria a necessidade de preservar o FGTS como uma rede de proteção para os trabalhadores, principalmente em momentos de demissão. Antigamente isso só era possível em caso de demissão sem justa causa ou através de programas como o Minha Casa, Minha Vida.
Porém, o saque-aniversário surgiu como uma alternativa aos trabalhadores nos últimos anos. Desse modo, nada foi avançado sobre esse assunto, mas causo apreensão no trabalhadores que utilizam essa nova modalidade com gastos extras e até mesmo para investimentos.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Através do aplicativo do FGTS, o trabalhador pode consultar os valores disponíveis para saque e solicitar a transferência diretamente para uma conta bancária de sua escolha. Tudo isso é feito de forma 100% digital, sem burocracia.
QUAL É A OUTRA MODALIDADE DO SAQUE ANTECIPADO DO FGTS?
Recentemente a modalidade de Empréstimo do Saque-Aniversário também ficou disponível, onde os trabalhadores podem antecipar até 10 parcelas pagando juros baixos, pois não existem risco de inadimplência para o banco.
É uma forma de usar um recurso que é seu, sem se endividar e em prol de colocar as dívidas em dia e também realizar sonhos, desde a casa própria, carros ou até mesmo investir em seu próprio negócio. É uma excelente notícia para quem está sem dinheiro e conta com os recursos do FGTS para dar um upgrade. Mas atente-se que como é empréstimo, há cobrança de juros, por isso pesquise uma instituição com taxas competitivas.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!