PÉSSIMA NOTÍCIA
Urgente: Lula deu aval a projeto para fim do saque-aniversário do FGTS HOJE (14/09)
14/09/2024 às 15h45
Os trabalhadores CLTs acabam de receber uma péssima notícia neste sábado (14) de setembro vindo do Governo Lula
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), confirmou que o fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está prestes a acontecer. De acordo com ele, o presidente Lula (PT) já deu aval para enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional que vai tramitar ainda neste semestre de 2024.
Criado e instituído no governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), o saque-aniversário é uma modalidade (não obrigatória) oferecida pelo FGTS em que o trabalhador CLT pode sacar o valor que possui de forma parcial, uma vez ao ano, no mês em que nasceu.
Segundo Luiz Marinho, o saque-aniversário acabava “enxugando” o Fundo em cerca de R$ 100 bilhões ao ano e afeta os investimentos em habitação, visto que grande parte dos trabalhadores utilizam os valores do FGTS para financiar imóveis.
Em contrapartida, a retirada do FGTS anualmente sem que o trabalhador seja demitido sem justa causa acaba ajudando no orçamento de milhares de brasileiros que contam com os recursos, sem precisar se endividarem e podendo honrar com os seus compromissos.
Em contrapartida, desde quando o saque foi criado, mais de 9 milhões de trabalhadores foram dispensados e não puderam receber o dinheiro que eles têm no FGTS por causa das regras do saque-aniversário, a que esses cidadãos decidiram aderir voluntariamente.
LEIA TAMBÉM:
● IPVA 2025 GRÁTIS é oficial em nova lista de veículos revelada pelo Detran
● Brasileiros podem garantir o saque de R$1.000 ou mais; confira se você está entre os elegíveis
● Crédito consignado: entenda o prazo de liberação após o desbloqueio e como garantir
O Palácio do Planalto, segundo o ministro, decidiu que, em troca desse tipo de saque, vai propor um novo formato para que o trabalhador do setor privado possa ter mais acesso a crédito consignado, aquele que é pago com descontos direto no salário.
“Aliás, ele [Lula] está me cobrando. Cadê o consignado? Porque nós, aqui, nós vamos oferecer um direito a pessoas que hoje não estão cobertas em nenhum lugar”, disse Marinho, em entrevista à TV Globo e ao portal G1.
RESISTÊNCIA NO CONGRESSO?
Marinho tenta apoio para engrenar o projeto desde o início do Governo. Porém, ele destaca que a Casa Civil já analisou a proposta e tem respaldo político para apresentar a ideia ao Congresso. A resistência, segundo o mesmo, passou a ser principalmente de parlamentares.
O ministro pontuou que a principal preocupação dos parlamentares é que os juros do consignado podem ser mais elevados do que os oferecidos atualmente através do saque-aniversário, onde o CLT já se acostumou e sabe como funciona essa modalidade.
COMO SOLICITAR O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS ATUALMENTE?
Para receber a quantia disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o trabalhador necessita solicitar o saque através do:
- Aplicativo do FGTS;
- Site ou internet banking da Caixa Econômica Federal;
- Diretamente em uma agência bancária;
O valor do saque é depositado diretamente na conta poupança digital Caixa Tem, mas existe a opção de transferência para outra conta, se assim preferir o beneficiário. É imprescindível fazer o saque dentro do prazo, que por sua vez, se estende até o último dia útil do segundo mês subsequente ao mês de aniversário.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!