Notícia cai como presente para os motoristas em novembro
Para quem não sabe, o IPVA é o imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo, por sua vez, um imposto estadual cobrado.
O dono do veículo que não tiver o IPVA pago ficará constando com nome inadimplente nos dados da Receita Federal, além de impedir que o veículo seja licenciado e pode resultar até mesmo em apreensão durante blitz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Serasa faz comunicado sobre golpe do ‘boleto falso’ e alerta é exposto para que você não seja ENGANADO
Além de todos esses prejuízos, não pagar o IPVA também pode acarretar em uma multa de R$ 293,47 e a baixa de sete pontos na carteira de habilitação.
Em 2023, o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor sofreu mais uma alta substancial. Isso porque o valor venal dos automóveis aumentou de forma expressiva em 2021, o que elevou os valores do imposto em 2022.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a inflação média dos carros foi de 22,5% no período conforme aponta o portal G1.
Aliás, a alta dos preços puxada pela inflação impactou os valores de carros novos e usados. Assim, o IPVA 2023 está mais caro. Porém, nem todos os proprietários terão de realizar o pagamento do imposto. Isso porque alguns carros são isentos do tributo anual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motoristas terão isenção do IPVA em 2024 (Foto: Reprodução / Internet)
Em alguns estados brasileiros, os veículos 100% elétricos são isentos de IPVA. Esse é o caso, por exemplo, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná, onde não há a cobrança do tributo para estes modelos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar, inclusive, que não há uma lei que obrigue os Estados a isentar o imposto de modelos eletrificados. Dessa forma, é mais uma ação para incentivar a compra de veículos com menor emissão de carbono.
Desconto no IPVA?
Existe um projeto de lei em andamento que visa garantir 50% de desconto no IPVA para automóveis abaixo dos R$ 150 mil reais, mas ainda não há informações do andamento da proposta.