Fim do IPVA: Lista oficial de carros isentos entra em vigor e motoristas fazem festa com alívio no bolso
25/02/2024 às 11h18

Adeus ao imposto mais temido dos motoristas
Motoristas fazem festa com alívio no bolso em 2024 ao saberem que lista oficial de isentos entra em vigor e garante fim do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mas para se livrar do mesmo é necessário se enquadrar em certos requisitos.
Portanto, de acordo com o portal Auto Esporte, a nova lei garante que carros que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados da quitação desse débito. Só que o tempo depende do modelo adotado por cada estado. A maioria deles, por exemplo, oferece isenção para veículos que tenham mais de 15 anos.
Esse é o caso de Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe. Em outros, a idade estabelecida pode ser de 10, 15, 18, 20 ou 30 anos.
Desse modo, se você prefere comprar um carro com um bom custo benefícios, é recomendável que você escolha um que já seja isento do pagamento do imposto para diminuir as suas despesas anuais.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
O Chevrolet Corsa, é um perfeito exemplo, já que o modelo foi lançada há 30 anos no Brasil e é isento do IPVA. O Fiat Palio Weekend Adventure, também é um dos mais procurados.
O Volkswagen Golf é um dos carros queridinhos entre os brasileiros e saiu de linha por aqui em 2020. Ainda assim, continua sendo uma boa opção. Já se você procura o SUV por um preço acessível, o Fiat Pulse pode ser o modelo perfeito.

IPVA e motorista buzinando (Foto: Reprodução / Internet / Montagem HoraDoBenefício)
MOTOS NÃO PAGAM IPVA?
Em alguns estados brasileiros, os veículos 100% elétricos são isentos de IPVA. Esse é o caso, por exemplo, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná, onde não há a cobrança do tributo para estes modelos.
Vale destacar, inclusive, que não há uma lei que obrigue os Estados a isentarem o imposto de modelos eletrificados. Dessa forma, é mais uma ação para incentivar a compra de veículos com menor emissão de carbono.

Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!