Fim definitivo! O término de uma era para o RG no Brasil surpreende e deixa cidadãos atônitos

29/02/2024 às 20h40

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Novo RG: número do CPF vai substituir outros documentos (Foto: Mauricio Vieira/Secom/ND)

Brasil testemunha o fim surpreendente do RG para finais de 1 a 0, encerrando anos de história. Veja o que isso significa para você

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) surge como uma evolução significativa na documentação dos brasileiros, substituindo o tradicional RG e integrando o CPF como principal número de identificação. Este avanço promete não apenas facilitar a vida dos cidadãos em território nacional, mas também fortalecer a segurança e promover a integração com sistemas de outros países, especialmente os membros do Mercosul.

+ Descubra o truque caseiro que vai deixar suas meias brancas como novas

Transformações e benefícios da nova CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional introduz um conjunto de características e benefícios que marcam um passo adiante na modernização e padronização da identificação civil no Brasil:

  • Padronização nacional: A CIN adota um modelo unificado válido em todo o território brasileiro, acabando com as variações estaduais e facilitando o reconhecimento em qualquer parte do país.
  • Unificação com o CPF: A decisão de utilizar o CPF como número de identificação elimina a necessidade de múltiplos números para um mesmo cidadão, centralizando informações e simplificando processos burocráticos.
  • Segurança aprimorada: Elementos de segurança avançados e a incorporação de um QR Code lido por dispositivos móveis garantem a autenticidade do documento e protegem contra fraudes.
  • Reconhecimento internacional: Compatível com padrões internacionais, a CIN facilita a identificação de brasileiros em viagens ao exterior, em países com os quais o Brasil possui acordos.
Nova carteira de identificação (Foto: Reprodução/Globo)

Nova carteira de identificação (Foto: Reprodução/Globo)

Elegibilidade

A nova identidade está disponível para todos os brasileiros, independentemente da faixa etária, desde que possuam um número de CPF. O processo de transição para a CIN não é imediato, com um prazo estendido até 2032 para a substituição do RG atual pelo novo modelo. Este período de transição oferece aos cidadãos tempo suficiente para se adaptarem às mudanças sem pressa.

+ 4 perfumes requintados e especiais que são os preferidos das mulheres com elegância

LEIA TAMBÉM:

Brasil lança nova carteira de identidade, substituindo o RG (Foto: Reprodução/Internet)

Brasil lança nova carteira de identidade, substituindo o RG (Foto: Reprodução/Internet)

Instruções para solicitação

Os interessados em obter a nova Carteira de Identidade Nacional devem procurar os órgãos de identificação estaduais com a documentação necessária, que inclui documento com CPF, certidão de nascimento ou casamento, e foto recente 3×4. A emissão e renovação da CIN são serviços gratuitos, reforçando o compromisso do governo com a acessibilidade do documento para todos os cidadãos.

Versão Digital e integração de dados

Além da versão física, a CIN dispõe de uma versão digital acessível através do aplicativo Gov.br, que consolida dados pessoais e facilita a gestão de informações por parte do cidadão. Esta versão digital, dotada de QR Code, amplia a praticidade e segurança no uso diário do documento.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.