ALERTA
Fim de carros em autoescolas: Nova lei de Lula pode acabar com veículos
10/08/2024 às 11h00
O setor de autoescolas no Brasil está prestes a passar por uma transformação importante, impulsionada pela recente sanção da Lei 14.921/2024 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Uma nova regra já em vigor e com o aval de Lula, colocará fim em alguns carros nas autoescolas. A Lei 14.921/2024 estabelece limites de idade determinados para os veículos utilizados no ensino de condutores, variando de acordo com a categoria de habilitação.
Para a categoria A, que engloba motocicletas e triciclos, o limite é de 8 anos de uso. Já para a categoria B, que abrange carros de até 8 lugares, o limite é de 12 anos. Essa mudança tem como objetivo garantir a segurança dos alunos e a qualidade do ensino automobilístico do país de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.
Ao ajustar limites de idade, a lei busca assegura que os alunos tenham acesso a carros em perfeitas condições de uso, possibilitando maior tranquilidade e segurança durante o processo de aprendizagem. A nova lei também traz benefícios em termos de sustentabilidade e manutenção dos automóveis.
Veículos mais novos tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissão de poluentes, contribuindo para um meio ambiente mais limpo. Esses carros apresentam menor necessidade de manutenção e reparos, o que diminui os custos para as autoescolas e garante que os mesmos estejam sempre em perfeitas condições de uso.
FIM DAS AUTOESCOLAS?
Para tirar a CNH, o futuro condutor pode gastar até R$ 3 mil reais, e de acordo com informações do portal Jornal Contábil, por conta disso o Projeto de Lei 6.485/19 está sendo discutido no Congresso, em que pretende mudar as regras para tirar a habilitação das categorias A e B, acabando com a obrigatoriedade das autoescolas.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Segundo a senadora Kátia Abreu, caso o Projeto de Lei seja aprovado, o custos para os motoristas vão ficar até 80% mais baratos, mesmo que ainda sejam obrigatórias as provas teórica e prática. Antes de ser submetida à votação na Câmara, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, de modo a verificar seus aspectos legais, jurídicos e constitucionais.
Caso aprovada, representará uma mudança no sistema de emissão da carteira de motorista, possibilitando que novos condutores aprendam a dirigir com instrutores independentes ou até mesmo com seus familiares em locais determinados. Porém, as provas teóricas e práticas continuarão sendo exigidas como parte do processo.
O DETRAN será o órgão responsável por estabelecer as regras para a emissão da CNH. Caso o projeto de Lei seja aprovado, o órgão realizará as inscrições de forma online e limitará o número de vagas disponíveis. Também está sendo avaliado o impacto do fechamento das autoescolas, visto que as aulas práticas com instrutores treinados e capacitados fazem toda diferença na vida de um novo condutor.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!