Muito tem se falado sobre o fim das autoescolas
Afinal, as autoescolas são responsáveis por direcionarem os condutores para a tão sonhada CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Caso aconteça o fechamento delas, os motoristas precisarão ficar atentos com as mudanças.
Além de servir para que o futuro condutor aprenda regras de trânsito e tenha aulas práticas e teóricas, são as autoescolas que fazem o ‘meio de campo’ entre o DETRAN e o motorista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Oficial: Cobrança do PIX cai como uma bomba e Caixa Econômica Federal é obrigada a se pronunciar
Porém, o que acaba deixando várias pessoas receosas é sobre os altos custos de uma habilitação. Porém, uma reforma está em andamento e pode alterar muita coisa.
Os legisladores apresentaram um projeto de lei inovador, o número 6485, de 2019, que foi elaborado pela senadora Kátia Abreu. Essa proposta promete afetar diretamente as autoescolas e tem com objetivo promover mudanças essenciais ao sistema de obtenção da CNH, trazendo esperanças positivas entre os condutores.
LEIA TAMBÉM!
Sendo assim, essa medida visa aliviar o peso financeiro nos bolsos dos brasileiros, visto que cerca de 80% dos custos associados ao trâmite, que atualmente giram em torno de R$ 3 mil reais, são direcionados às autoescolas.
Antes de ser submetida à votação na Câmara, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, de modo a verificar seus aspectos legais, jurídicos e constitucionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso aprovada, representará uma mudança no sistema de emissão da carteira de motorista, possibilitando que novos condutores aprendam a dirigir com instrutores independentes ou até mesmo com seus familiares em locais determinados. Porém, as provas teóricas e práticas continuarão sendo exigidas como parte do processo.
O DETRAN será o órgão responsável por estabelecer as regras para a emissão da CNH. Caso o projeto de Lei seja aprovado, o órgão realizará as inscrições de forma online e limitará o número de vagas disponíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também está sendo avaliado o impacto do fechamento das autoescolas, visto que as aulas práticas com instrutores treinados e capacitados fazem toda diferença na vida de um novo condutor.
PONTOS NEGATIVOS?
Muitos motoristas que ‘aprendem’ a dirigir com familiares e amigos, acabam aprendendo ‘vícios’ de trânsitos e não respeitando corretamente as regras de sinalizações, o que poderá afetar diretamente nos novos motoristas habilitados.
Além do desemprego por exemplo. De acordo com informações do portal O Dia, somente no Rio de Janeiro, existem 814 centros de formação de condutores, que empregam diretamente cerca de 10 mil pessoas.
Em todo o país com essa mudança drástica e o possível encerramento das autoescolas, o Brasil terá um forte impacto tanto com o fim de vários postos de trabalhos, como também na formação de novos motoristas habilitados.
Para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), você precisa se inscrever em uma das autoescolas (Foto: Reprodução / Internet / Montagem HoraDoBenefício)