FGTS tem saque liberado em novembro: saiba como consultar

16/11/2023 às 18h50

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Novo saque do FGTS é liberado para os trabalhadores em novembro (Imagem Reprodução Internet)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios laborais que proporciona mais oportunidades aos trabalhadores brasileiros, assim como o PIS e o Pasep, por exemplo. Nessa perspectiva, hoje exploraremos como verificar valores disponíveis pelo FGTS nas contas da Caixa Econômica.

Para descobrir se você está entre os beneficiados com esse montante disponibilizado pela instituição que administra esse benefício, basta continuar lendo e entender os detalhes do comunicado.

Focando especialmente no FGTS, observamos na Caixa que ele concede acesso exclusivo a recursos em determinadas situações, como aquisição de residência própria, demissão sem justa causa, aposentadoria e enfermidades graves.

No entanto, há uma outra possibilidade que permite aos trabalhadores regidos pela CLT sacar parte dos recursos acumulados no Fundo no mês de seu aniversário.

O PIS, benefício mencionado anteriormente, também libera valores nesse período, mas apenas para os profissionais que trabalharam durante um determinado ano-base e receberam até 2 salários mínimos.

LEIA TAMBÉM:

ESPORTE Ele realizou promessa ABSURDA: Craque Neto realiza jura inusitada se Abel Ferreira deixar Palmeiras: “Não aguento mais”

FGTS na Caixa em novembro

Novo saque do FGTS é liberado para os trabalhadores em novembro (Imagem Reprodução Internet)

Novo saque do FGTS é liberado para os trabalhadores em novembro (Imagem Reprodução Internet)

Enquanto isso, o saque-aniversário, mencionado, concede parcelas específicas conforme o saldo em conta do trabalhador no FGTS na Caixa.

Dessa maneira, é viável realizar o saque até o final do segundo mês subsequente ao mês de nascimento do trabalhador. Por exemplo, alguém nascido em abril pode acessar seus recursos de 03/04 a 30/06. Após esse período, caso não o faça, somente será possível resgatar o montante no ano seguinte.

Ademais, é essencial destacar que, ao optar pelo saque-aniversário, é necessário considerar algumas informações cruciais:

Perda do direito ao saque-rescisão por 2 anos se demitido sem justa causa; Acesso apenas à multa de 40%; Adesões feitas após o mês de aniversário usufruem do saque somente no ano seguinte.

Portanto, caso concorde com essas condições, a adesão pode ser realizada por meio do site ou aplicativo do FGTS, na seção “Saque aniversário do FGTS”.

Em geral, os optantes podem aproveitar alíquotas de 50% a 5%, além de parcelas adicionais que alcançam até R$ 2,9 mil (exceto para aqueles com até R$ 500 de limite de saldo).

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.