Não perca! O Governo Federal liberou o saque total do FGTS para trabalhadores. Confira como garantir o seu saque
O Governo Federal anuncia mudanças significativas nas regras do FGTS, permitindo o saque total para trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário. A nova medida remove a necessidade de esperar dois anos após a adesão para acessar o saldo total, possibilitando retiradas imediatas.
A solicitação para o saque total do FGTS agora pode ser feita diretamente pelo aplicativo do fundo até o último dia do mês de aniversário do beneficiário. Esse ajuste permite que o trabalhador retire seu dinheiro no mesmo ano da requisição. Além disso, em caso de demissão sem justa causa, o acesso ao saldo é garantido imediatamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trabalhadores podem sacar valores do FGTS (Foto: Reprodução/Internet)
Quem tem direito a essa nova forma de saque do FGTS? A possibilidade se estende a várias categorias de trabalhadores:
- Trabalhadores rurais, incluindo safreiros;
- Empregados sob regime temporário;
- Funcionários com contratos intermitentes;
- Trabalhadores avulsos;
- Diretores não empregados;
- Pessoas que trabalham no ambiente doméstico;
- Atletas profissionais.
Essa flexibilização nas regras visa facilitar o acesso aos recursos do FGTS para quem necessita, especialmente em momentos críticos. O benefício pode ser utilizado em várias situações como aposentadoria, tratamento de doenças graves, ou mesmo para a compra de uma casa própria.
LEIA TAMBÉM!
Trabalhadores CLT podem sacar valores do FGTS. Veja os detalhes
Saiba mais detalhes
É importante destacar, contudo, que o direito ao benefício não se traduz automaticamente em direito ao saque imediato em todas as situações. O trabalhador precisa estar atento aos diferentes modelos de saque oferecidos atualmente pelo FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, um trabalhador demitido por justa causa não terá direito ao saque do FGTS nem à multa de 40% sobre os depósitos, uma penalidade que recai sobre o empregador em casos de dispensa sem justa causa. Esta multa é parte integrante dos direitos assegurados aos trabalhadores, visando oferecer uma segurança financeira adicional em casos de demissão inesperada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
