Liberação rápida do FGTS! Saiba se seu CPF está na lista para receber em até 48 horas
20/05/2024 às 19h40
Uma decisão histórica garante a liberação do FGTS em até 48 horas para uma lista selecionada de CPFs. Verifique se você está incluído!
Devido às severas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, o Governo Federal anunciou medidas urgentes para mitigar o impacto financeiro nas famílias afetadas. Uma dessas medidas é a liberação acelerada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), permitindo aos trabalhadores acesso aos seus fundos em circunstâncias excepcionais.
+ Histórico! Landin assina acordo de R$ 100 milhões para revolucionar o Flamengo
Em uma decisão crucial, a Justiça Federal, atendendo aos pedidos da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF), determinou que a Caixa Econômica Federal libere o FGTS em até 48 horas após a solicitação ser feita pelo trabalhador. Esta medida visa proporcionar um alívio rápido para as vítimas das enchentes, que necessitam de recursos para reconstrução e recuperação.
Detalhes da liberação do FGTS
O “saque calamidade” do FGTS pode ser solicitado por trabalhadores que tenham saldo disponível em suas contas do FGTS e que não tenham feito um saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
+ Incrível: 3 perfumes nacionais, idênticos aos importados e que duram na pele por 24 horas
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Para garantir a eficiência e o suporte adequado, a Caixa reduziu o tempo de análise das solicitações de até cinco dias úteis para apenas 48 horas.
Valor e critérios de elegibilidade
O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220, destinado exclusivamente aos residentes das áreas mais afetadas pelas chuvas. Esses moradores têm um prazo de 90 dias para efetuar o saque após a inclusão de seu município na lista de áreas elegíveis para o saque calamidade.
Lista de municípios elegíveis
A seguinte lista de municípios do Rio Grande do Sul foi aprovada para o saque calamidade do FGTS:
- Alpestre
- Canoas
- Colinas
- Cruz Alta
- Eldorado Do Sul
- Gravataí
- Nonoai
- Novo Hamburgo
- Roque Gonzales
- Santa Maria
- Santo Ângelo
- São Leopoldo
- São Nicolau
- Tabaí
- Tenente Portela
- Venâncio Aires
Acesso e procedimentos de saque
Os trabalhadores podem iniciar o processo de saque diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, garantindo rapidez e segurança na transferência dos fundos. Este procedimento digital facilita o acesso sem a necessidade de deslocamento até uma agência, o que é crucial durante o período de recuperação das áreas afetadas.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.