FGTS está rendendo saque extra de 6 mil reais para trabalhadores
18/05/2023 às 17h43
FGTS está rendendo saque extra aos trabalhadores
Receber FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não é algo simples como muitos pensam. Acontece que para isso, o cidadão precisa corresponder a um dos requisitos que dão acesso as modalidades disponíveis na Caixa Econômica, como o próprio nome já diz.
E o intuito desse fundo é oferecer garantia financeira para os trabalhadores quando ocorrerem situações emergenciais. Uma das opções de recebimento do FGTS acabam dando ao trabalhador a chance de receber até 6.220 reais.
A ideia é que por meio do valor, o cidadão possa reconstruir a sua vida, se reerguer e adquirir bens para isso. Tudo pois, o valor fica disponível aos moradores de cidades que são atingidas por desastres naturais, a exemplo de temporais, alagamentos, deslizamentos e outros.
Assim, o trabalhador com carteira assinada que reside em um município atingido em que foi decretado situação de calamidade pública, poderá acessar parte do seu Fundo de Garantia. O limite é de R$ 6.220, mas quem possuí quantia inferior a essa pode zerar sua conta para usar o dinheiro conforme achar necessário.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
O pedido é realizado no aplicativo ou diretamente na Caixa Econômica. Vale dizer, porém, que existe um prazo para resgate do saque calamidade do FGTS. Os moradores de cidades que fazem parte do litoral de São Paulo, que foram atingidas pelas Fortes chuvas e deslizamentos em fevereiro, têm até 21 de maio para solicitar o benefício.
Caso contrário, não vai mais receber a quantia e ficarão sem a parcela que têm direito.
COMO FAZER O SAQUE CALAMIDADE DO FGTS?
Assim que a prefeitura municipal ou governo do estado publicar o decreto de calamidade pública, passa a valer o prazo para solicitar o saque calamidade do FGTS. Todas as sextas a Caixa divulga a lista com as cidades que estão liberando esse benefício, e até quando o valor pode ser recebido (acesse aqui).
+ Apple anuncia novo iPhone 15 e mudanças no aparelho deixam usuários abisamos
É necessário anexar um comprovante de residência emitido a no máximo 120 dias do decreto de calamidade pública. Para o pedido feito nas agências também é necessário levar um documento com foto. Online a solicitação funciona assim:
Acesse o App FGTS e faça login;
Selecione a opção “Meus saques”;
Agora escolha “Outras situações de saque – Calamidade pública”;
Acessar a cidade;
Encaminhe a documentação (veja abaixo);
Selecione a opção para creditar o valor em conta Caixa ou outro banco;
Envie a solicitação.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.