Direitos
Trabalhadores podem fazer SAQUES do FGTS de até R$ 6.220: Não perca os PRAZOS da Caixa Econômica!
30/08/2024 às 8h40
Centenas de municípios terão direito a fazer resgate de saldo do Fundo de Garantia
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai muito além de ser uma segurança financeira em casos de demissão sem justa causa ou diante do saque-aniversário, mas ele é uma garantia segura diante de calamidades públicas decretadas pela Defesa Civil.
Aos trabalhadores que possuem conta do FGTS, em meio a uma crise adversa por questões climáticas sofridas na cidade ou estado que mora, a Caixa Econômica Federal costuma liberar o fundo com o Saque Calamidade, sendo mais um alívio financeiro a quem mais precisa de ajuda diante de uma situação atípica causada pela natureza.
O trabalhador poderá fazer o Saque Calamidade do FGTS, desde que se tenha saldo suficiente na conta, de até R$ 6.220 reais, liberado pelo Governo Federal em parceira com a Caixa Econômica. Essa modalidade de saque do Fundo de Garantia é mais uma segurança nas finanças de quem reside em áreas afetadas por chuvas, enchentes, vendavais, deslizamentos, etc.
Se na sua região a Defesa Civil decretou estado de emergência e calamidade pública, pode ser que o saque calamidade do FGTS esteja liberado. Para ter certeza da liberação do saque, confira se o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou e também diante da habilitação do município junto à Caixa Econômica Federal.
Para saber a lista atualizada de municípios habilitados para o Saque Calamidade, verifique diretamente no site oficial da Caixa Econômica Federal ou acompanhe novas atualizações feitas pela Defesa Civil e pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O resgate do FGTS nessa modalidade vai muito além dos municípios do Rio Grande do Sul, afetados em março de 2024 pelas cheias e que repercutiu nacionalmente, mas algumas cidades de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina estão elegíveis ao saque calamidade. Verifique as condições na sua região.
LEIA TAMBÉM:
● Trabalhadores estão perdendo dinheiro do FGTS com novo golpe! Veja como se proteger
● Lula ordenou que seja completo! Saque total do FGTS pode ser liberado e surpreende brasileiros
● Fim do saque-aniversário do FGTS pode estar próximo! Saiba o impacto dessa medida para os trabalhadores
Qual é o prazo para solicitação do Saque Calamidade?
A solicitação do Saque Calamidade deve ser feita até 90 dias após a publicação da portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, onde é reconhecida a situação de emergência ou o estado de calamidade pública no município em que mora. Todos trabalhadores devem estar atentos aos prazos para que seja garantida o resgate de valores do FGTS.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.